O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa) trouxe em seu portal Sebrae Respostas dicas de como driblar a crise para não ver seu negócio fechar as portas durante a crise causada pela pandemia do covid-19. São lições que na verdade podem ser aplicadas em qualquer momento, e não apenas em momentos difíceis.
Segundo dados oficiais do governo brasileiro, 8 em cada 10 micro e pequenas empresas fecham suas portas no primeiro ano de funcionamento, e muitas delas poderiam ter continuado abertas com dicas básicas de administração de negócios, os quais trazemos abaixo:
#1: Elimine as despesas não essenciais
Passe suas contas no pente fino e corte aquilo que não agregue valor e só aumente suas despesas. Verifique alternativas mais econômicas e negocie serviços que tenham custos que caibam melhor no seu orçamento.
#2: Priorize quais contas devem ser pagas primeiro
Independentemente de sua situação financeira e do seu orcamento, verifique quais contas devem ser pagas primeiro a tempo para proteger seu negócio e impeça seu funcionamento– como Impostos sobre os salaries, folha de pagamento, contas de serviços públicos, contas de telephone, empréstimos e aluguel comercial- e priorize aqueles que tenham juros mais altos, como as praticadas por cartões de crédito.
#3: Atualize seu plano de negócios
Todo empresário que se preze deve ter de início um bom plano de negócio, o qual deve ser atualizado sempre para refletir o estado atual do seu negócio, incluindo os seguintes aspectos, e assim evitar dívidas e falências:
estratégia empresarial;
estratégia de vendas e marketing;
plano operacional;
orçamento de despesas de capital;
previsões e projeções de fluxo de caixa.
#4: Negocie com seus credores
A máxima “devo não nego, pago quando puder” nem sempre irá funcionar. Entrar em contato com fornecedores, explicar sua situação financeira atual e fazer um plano conjunto de pagamento da dívida não só garante um canal de comunicação, como o fornecimento de suprimentos para o seu negócio continuar caminhando.
#5: Eduque-se!
Ninguém sabe sabendo, portanto leia livros sobre administração, finanças, recursos humanos, comunicação assertiva, procure cursos online (vários são de graça!) e troque informações e experiências com colegas, entidades de classe ou órgãos de apoio.
Fontes:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
https://respostas.sebrae.com.br/dicas-de-administracao-para-nao-falir-sua-empresa-na-pandemia/
http://bis.sebrae.com.br/bis/download.zhtml?t=D&uid=A32A1C69DF85D55D03257170007F448C