O número de quiropraxista atuando no Brasil ainda é muito pequeno (um pouco mais de 1100 profissionais registrados junto à Associação Brasileira de Quiropraxia) se comparado com outros países, como nos Estados Unidos, que tem mais de 80 mil quiropraxistas, segundo dados de 2020 do site businesswire.com.
Com isso, ainda há muito espaço e mercado para os quiropraxistas atuarem no Brasil, principalmente fora dos grandes centros urbanos. Mas independentemente do local onde ele esteja atuando, o quiropraxista pode fazer sua prática crescer com algumas dicas que, apesar de parecerem óbvias, nem sempre são seguidas na hora do planejamento do negócio. Veja o que cada dica propõe e estude a melhor forma de aplicá-la na sua clínica.
1. Identifique sua proposta de valor exclusivo
O bom profissional deve ter consciência o que o difere dos outros concorrentes: forma de ajuste, especialização em alguma área do corpo ou patologia, abordagem do paciente, técnicas utilizadas etc. Enfim, o quiropraxista deve identificar aquilo que ele tem de valor exclusivo e divulgar isso como seu maior diferencial no mercado, quais seus benefícios e o que o paciente pode esperar como resultado ao procurar a sua clínica.
2. Crie um site limpo e rápido
Na era das mídias sociais, é muito importante que todos os seus canais – portal na internet, Facebook, Instagram ou Tiktok – tenham um visual limpo e de fácil acesso, para que o seu paciente e cliente em potencial não perca tempo e obtenha as informações que precisa de maneira rápida e completa. Se a informação tiver que ser procurada por mais de 15 segundos no seu site, a pessoa vai pular para um outro do concorrente, e daí se perde um cliente. Se não souber como deixar suas mídias sociais limpas e atraentes, invista em um bom profissional da área, que o retorno será garantido.
3. Tenha uma presença nas redes sociais
O mesmo vale para as redes sociais: invista em fotos bonitas, infográficos, informações relevantes, pequenos vídeos mostrando a sua clínica ou depoimentos de pacientes, e monte um calendário de atividades, para que se faça pelo menos uma postagem por dia. Quem acessa seus canais tem que sentir que a conta está ativa e tem algo que vá chamar a sua atenção.
4. Escreva postagens de blog de Quiropraxia
Manter um blog, seja ele dentro ou fora do seu site, com informações sobre quiropraxia, o que ela trata ou como é feito o tratamento, chama a atenção e ajudam a desmistificar a profissão para aqueles que não a conhecem. Além disso, irá mostrar que você é um profissional antenado com as novidades do mercado e dos avanços científicos mais modernos.
5. Peça avaliações de pacientes
As pessoas se identificam com as dores dos outros, e quando elas veem que alguém melhorou ou ficou bem depois de passar por um quiroprático, isso irá atrair a atenção de novos pacientes e irá trazer idoneidade à sua prática. As avaliações podem ficar disponíveis no seu site, gravados nas mídias sociais ou reproduzir as mensagens enviadas no seu WhatsApp, por exemplo.
6. Construa um Programa de Referência
Um programa de referência é bem simples de ser montado e informado aos pacientes. Por exemplo, faça uma campanha oferecendo um desconto ou brinde na primeira consulta para quem for indicado por um paciente, e devolva a gentileza dando uma consulta grátis para quem indicou alguém. Existem outras maneiras, veja o que melhor se encaixa em seu modelo de negócio e tente implementar para ver os resultados.
7. Ofertas de ofertas e promoções
Todo paciente gosta de receber ofertas e promoções, que podem ser feitas em datas festivas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc), ou mesmo se criar uma data festiva, por exemplo o aniversário de fundação da clínica, o Dia de Agradecimento ao Paciente, em que se dá uma consulta grátis aos clientes mais antigos, o Dia da Consulta de Aniversário, em que se dá uma consulta grátis no aniversário do cliente, e assim por diante. Seja criativo!
8. Fique por dentro das tendências da Quiropraxia
Como toda profissão da área da saúde, o quiropraxista também precisa estar sempre bem informado quanto às novidades e últimas tendências do ramo, como equipamentos, macas, tratamentos, técnicas e pesquisas científicas. As informações podem ser buscadas diretamente na internet, em sites especializados – principalmente em língua inglesa – em revistas e periódicos científicos.
9. Rastreie o Analytics
O Google Analytics é uma excelente ferramenta para analisar como está o seu nome no mercado, alcance, faixa atingida, perfil de quem procura por você na internet e como melhorar sua performance digital.
10. Considere o marketing por e-mail
Apesar de muitos terem dito que o e-mail seria coisa do passado, a verdade é que o marketing feito com o envio de mensagens eletrônicas está mais atuante do que nunca. É quase impossível encontrar alguém que não possua um endereço pessoal de e-mail, e ele substitui muito bem as tradicionais propagandas enviadas pelo correio. Entre as principais vantagens, estão o custo quase zero de envio, a possibilidade de personalizar as mensagens e a rapidez de se mandar avisos de promoções.