Pesquisas mostram que 4 entre 5 pessoas relatam sofrer de dores nas costas em algum momento da vida, fato que pode ser agravado se a pessoa passa muito tempo dirigindo e fica sentado por horas de maneira incorreta em um banco desconfortável. Esse mau posicionamento dentro do veículo pode causar dores na região lombar e cervical do motorista, problemas nas articulações do joelho e pés, dores de cabeça e indisposição.
Para evitar que isso ocorra, especialistas dão três dicas que podem ajudar os motoristas a evitar tais problemas. A primeira dica é identificar um bom banco de carro, que não pode ser de molas, deve ser firme o suficiente para quando ao sentar nele, o motorista sinta-se “abraçado” pela estrutura do banco, que deve ter suportes laterais para as coxas e quadril e encosto para cabeça e ombros. Se o automóvel não tiver isso, pode-se usar um travesseiro infantil na região lombar.
A segunda dica é sempre experimentar o banco antes de comprar o carro. Vá ao show room da montadora, sente-se no banco do motorista e do passageiro, verifique se a região lombar da coluna tem apoio, assim como os ombros e cabeça, se o assento tem comandos que possibilitam elevar ou descer sua altura, e faça um test-drive antes de comprar o automóvel.
A última dica é prevenir o desconforto enquanto estiver dirigindo, como por exemplo não usar roupas apertadas ou que não permitam que o corpo respire, usar sapatos sem saltos muito altos (deixe um sapato sem salto no carro e troque os calçados quando for dirigir), e aproveite os momentos em que o carro estiver parado no trânsito para fazer alongamentos simples (procure por vídeos no Youtube que podem ensinar como fazer isso dentro do carro).
O fabricante inglês de banco automotivos Recaro tem um vídeo no Youtube, que ensina ainda como ajustar o banco do carro para se obter o máximo de conforto e segurança. Entre as dicas que são mostradas no vídeo, estão essas abaixo:
- Empurre sua parte inferior o mais próximo possível do encosto. A distância do assento aos pedais é ajustada de forma que o joelho fique ligeiramente dobrado quando os pedais estão totalmente pressionados.
- Apoie os ombros o mais próximo possível do encosto. Ajuste a inclinação do encosto para que o volante seja fácil de alcançar com os cotovelos ligeiramente dobrados. O contato do ombro deve ser mantido quando o volante é girado.
- Defina a altura do assento o mais alto possível. Isso garante uma visão desobstruída de todos os lados e de todos os visores no painel de instrumentos.
- Ajuste a inclinação da almofada do assento de forma que seja fácil pressionar completamente os pedais. As coxas devem repousar suavemente sobre a almofada do assento, sem exercer pressão sobre ela. Verifique a inclinação do encosto antes de ligar o motor.
- Ajuste a almofada extensível do assento de forma que as coxas fiquem logo acima do joelho. Uma regra prática é que deve haver uma folga de dois a três dedos entre a borda do assento e a depressão do joelho.
- O apoio lombar foi ajustado quando a parte lombar das costas está apoiada em sua forma natural.
- Os apoios laterais do assento devem se ajustar tão confortavelmente ao corpo que a parte superior do corpo seja apoiada confortavelmente na lateral sem ser restringida.
- Ajuste a extremidade superior do encosto de cabeça à mesma altura do topo da cabeça. A distância da cabeça deve ser de aproximadamente 2cm.
Fonte: https://www.driving.co.uk/car-clinic/advice/how-can-i-make-sure-i-have-found-the-perfect-driving-position/