No “novo” normal, trabalhar de casa em sistema home office virou regra para muita gente que se viu obrigado a continuar trabalhando, mas sem ter acesso a uma mesa e cadeira apropriadas para isso. Entre os efeitos nocivos disso, estão a chamada postura de pandemia e o pescoço de smartphone, causados pela má postura e pelo fato de se passar muitas horas na mesma posição ou sentado em uma cadeira sem a devida ergonomia.
Muitos dos problemas podem ser evitados com dicas simples:
#1: Ouça seu corpo.
Esteja trabalhando em uma escrivaninha, mesa, sofá ou cama, você nunca deve sentir tensão ou desconforto. Seu corpo dirá quando algo não estiver certo. Às vezes, apenas um pequeno ajuste pode fazer uma grande diferença.
#2: Esteja consciente de sua postura.
Após 15 minutos sentados ou em pé no mesmo lugar, a maioria das pessoas começa a ficar desleixada. Verifique com frequência a sua postura e você mesmo irá sentir como seu corpo está posicionado: se algo o fizer sentir que algo está errado, ajuste sua postura se necessário e fique alerta.
#3: Levante-se e mova-se frequentemente.
Mesmo se você estiver confortável, você nunca deve se sentar em uma posição por mais de uma hora. Recomenda-se levantar-se e movimentar-se a cada 30 a 40 minutos. Também o lembra de redefinir sua postura quando voltar ao trabalho.
#4: Mantenha tudo o que você precisa para trabalhar ao alcance do braço.
Coisas como o seu telefone e uma caneta e papel devem estar perto o suficiente para que você possa pegá-los sem ter que se esforçar.
#5: Olhe para baixo com os olhos, não com o pescoço.
Ao trabalhar em um laptop ou telefone, a maioria das pessoas inclina a cabeça para a frente em direção ao dispositivo. A tela do laptop ou desktop deve estar na altura dos olhos, assim como a tela do smartphone (levante os braços).
#6: Use um fone de ouvido no telefone.
Se você não tiver um headset ou fones de ouvido, use a função de alto-falante do telefone se estiver trabalhando em um local silencioso e não incomodar outras pessoas. Se você tiver que segurar o telefone junto ao ouvido, segure-o com a mão não dominante para poder escrever com a outra. Nunca use o ombro para segurar o telefone contra o ouvido.
#7: Fique hidratado.
Isso também o incentiva a se levantar com frequência, seja para reabastecer sua bebida – prefira tomar água a chás ou refrigerantes - ou para ir ao banheiro.
#8: Faça pausas para alongar.
O alongamento pode ajudá-lo a soltar quaisquer músculos que você possa estar contraindo inconscientemente. Também pode ajudá-lo a redefinir sua postura. Não se esqueça de alongar os músculos do pescoço!
#9: Coloque apoios para sua lombar.
Use travesseiros infantis ou enrole uma toalha e coloque na base da sua coluna lombar, esteja você trabalhando sentado em uma cadeira, na cama ou no sofá. Isso evita que se desenvolva uma hiperlordose.
#10: Mantenha seus pés apoiados.
Se estiver trabalhando em pé no balcão da cozinha, mantenha seus pés em cima de uma superfície que possa amortecer seu peso, como um tapete pequeno. Se estiver trabalhando sentado, certifique-se de apoiar seus pés em uma almofada ou travesseiro grande e firme, ou use livros ou caixas. O importante é não ficar com os pés balançando.