Os idosos geralmente são afetados pela velhice de maneiras diferentes, daí a necessidade de ter diferentes escolhas de opções de tratamento. Um quiropraxista qualificado deve explicar as opções existentes, seus benefícios e os riscos que cada método envolve. Basicamente, há dois métodos amplos de tratamento de quiropraxia à escolha dos idosos: técnicas manipulativas e não manipulativas.
A técnica manipulativa envolve a manipulação das articulações para reajustar ou realinhar a coluna vertebral. Este método de tratamento quiroprático também ajuda a tratar os tecidos relacionados à coluna vertebral. Quase todo quiropraxista baseia sua prática na técnica de manipulação da coluna vertebral.
Este método mostra-se eficaz no tratamento de distúrbios neuro musculoesqueléticos. O tratamento que um idoso receberá para este distúrbio será para dores na parte inferior das costas, dores no pescoço, bem como outras doenças relacionadas. As técnicas de manipulação também são indicadas para tratar distúrbios não musculoesqueléticos.
A técnica não manipulativa sem o uso de força pode beneficiar os idosos com dor aguda, pacientes com espasmos, aqueles com sistema nervoso muito sensível e pacientes com artrite, síndrome articular degenerativa, estenose espinhal e crianças e adolescentes. Também não é preciso dizer que o uso de ajustes suaves e não manipulativos pode ser usado ainda no atendimento a bebês.
Existem várias técnicas não manipulativas que o paciente idoso pode escolher. Os mais comuns são liberação miofascial, massagem de tecido profundo ou acupressão.
A massagem miofascial tem o objetivo de liberar a pressão inserida na bainha da fáscia. A constrição da fáscia geralmente causa dor.
Durante a liberação miofascial, o quiropraxista usará seus dedos para esticar a fáscia com suavidade e firmeza. A massagem dos tecidos profundos visa melhorar o fluxo dos fluidos linfáticos. Essa técnica deve ser usada por quiropraxistas treinados, pois o uso excessivo pode causar dormência e rigidez.