Um estudo publicado pelo Chiropractic Manual Therapy em 2018 mostrou a relação do enfraquecimento dos músculos do quadríceps como um dos fatores de queda entre idosos. As quedas são um grande problema de saúde em idosos e uma importante causa de fratura óssea.
A queda entre idosos é a principal causa de acidentes na população com mais de 65 anos. Dados do governo brasileiro estimam que há uma queda para 1 em cada 3 indivíduos com mais de 65 anos, e que 1 em 20 daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais, 40% caem a cada ano.
O objetivo deste estudo, realizado pelos pesquisadores iranianos Alijan Ahmadiahangar, Yahya Javadian, Mansour Babaei, Behzad Heidari, Seyedreza Hosseini, Mohammad Aminzadeh, da Universidade de Ciências Médicas do Irã, foi verificar a associação entre a força muscular do quadríceps e as quedas em idosos.
Para isso, foram selecionados 10287 participantes (44,3% do sexo feminino), dos quais 178 sofreram algum tipo de queda. Verificou-se que entre os indivíduos que sofreram queda, os com mais idade apresentaram menor índice de força dos quadríceps.
Após realizados ajustes em todos os participantes do estudo, foi verificado que indivíduos mais velhos com índices de força dos quadríceps mais baixos correm maior risco de quedas. Essas descobertas fornecem uma base lógica para exercícios de fortalecimento muscular em pessoas mais velhas.
Fonte: https://chiromt.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12998-018-0195-x#citeas