De acordo com uma pesquisa realizada pela Grand View Research e o Occupational Outlook Handbook, ambas nos Estados Unidos, os principais motivos pelos quais as pessoas visitam um quiropraxista são:
· Um desejo por alternativas holísticas aos cuidados de saúde tradicionais,
· Maior aceitação do tratamento quiroprático e maiores referências de médicos e outros profissionais,
· Populações em envelhecimento estão procurando atendimento para problemas musculoesqueléticos,
· Os pacientes procuram soluções não cirúrgicas para as condições crônicas de saúde,
· Os pacientes estão exigindo alternativas para medicamentos analgésicos viciantes,
· Os pacientes economizam dinheiro ao combinar várias modalidades, como massagem terapêutica com outros tratamentos e diagnósticos quiropráticos,
· O tratamento quiroprático é eficaz para restaurar o equilíbrio e a função vestibular, prevenir quedas e diminuir dores.
E por que é importante saber disso dentro da sua prática quiroprática?
Porque isso pode dar dicas para direcionar o seu marketing e seus esforços para atrair mais clientes! E isso implica em saber como você quer direcionar a suja prática para atingir essas necessidades dos pacientes. Isso já conta como metade do negócio feito. O restante fica por conta da administração do seu negócio.
Administrar uma clínica de Quiropraxia é um processo em que o sucesso depende em parte da capacidade do quiropraxista de tornar sua prática única e atraente para o público. O resto depende da sua capacidade de fazer publicidade da clínica e da adoção das melhores táticas e estratégias de marketing para promover o seu negócio.
E o que os quiropraxistas podem fazer para estabelecer uma presença melhor no mercado e melhorar a opinião pública sobre a profissão?
De acordo com um artigo de Walker (2016), a profissão de Quiropraxia deve abraçar novos padrões:
· Melhoria da educação - a quiropraxia deve ser ensinada em universidades que oferecem aos alunos experiência de qualidade e baseada em evidências, com ênfase na pesquisa.
· Desenvolvimento de áreas especializadas de atuação – Os quiropraxistas deveriam se concentrar em uma área de interesse específica. Por exemplo, melhora da marcha, tratamento de densidade óssea ou cuidados com os idosos. Todas as áreas especializadas devem ser baseadas em pesquisas, com resultados terapêuticos positivos comprovados. Áreas definidas de especialização ganharão o interesse público e a confiança no campo.
· Manutenção do profissionalismo em todos os níveis - todos os quiropraxistas deveriam aderir às melhores práticas da profissão e ser intolerantes a procedimentos sem base científica, como propaganda antivacinação, ou irem contra outros profissionais de saúde, como os fisioterapeutas.
· Promoção da Quiropraxia como defensora pró-saúde pública - Os quiropraxistas deveriam se unir a associações de saúde pública para promover saúde e prevenção de doenças apoiando tratamentos de distúrbios musculoesqueléticos, prevenção de quedas, envelhecimento saudável e design ergonômico de móveis.
· Envolvimento em organizações legítimas – Os quiropraxistas deveriam se envolver apenas com organizações éticas e fazer contribuições positivas para elas.
· Melhoria das práticas clínicas - os quiropraxistas devem buscar melhorar a prática baseada em evidências, empregando técnicas seguras, usando diagnósticos aprimorados, melhorando as habilidades de comunicação e substituindo métodos desatualizados por melhores alternativas.
· Implementação de novas pesquisas - Atualmente, a pesquisa de Quiropraxia ainda é pouco expressiva em comparação com outras disciplinas como a fisioterapia. Mais profissionais devem buscar mestrados e doutorados para aprender como conduzir pesquisas científicas.
· Promoção de liderança - Os quiropraxistas deveriam aprimorar suas habilidades de liderança sendo modelos para os membros da equipe e colegas menos experientes. Eles devem demonstrar excelência clínica com uma prática segura e baseada em evidências.
Em suma, para promover eficazmente o seu negócio de Quiropraxia, existem vários fatores a serem considerados, e esperamos que o texto acima possa ajudar a trazer novas ideias para sua prática e consequentemente mais pacientes e mais sucesso para sua clínica.