O estudo “Quiropraxia, Observação e Análise de Estudo (COSTA): fornecendo uma compreensão da prática atual de Quiropraxia”, pelo Dr. Simon D. French et al da Universidade de Melbourne, Centro Acadêmico de Clínica Geral e Atenção Primária à Saúde, destaca o vasto número de condições comuns tratada por Quiropráticos e sugere que a maioria dos tratamentos e consultas de Quiropraxia sejam realizados dentro da Prática Baseada em Evidências.
O estudo usou dados coletados de 4.464 consultas realizadas por 52 quiropráticos vitorianos entre dezembro de 2010 e setembro de 2010. Os dados coletados foram então usados para comparar as diferentes razões pelas quais os pacientes podem consultar seu quiroprático para desmistificar algumas das noções pré-realizadas sobre o tratamento quiroprático.
O estudo foi baseado no programa de pesquisa modelo BEACH, que destacou:
- 60 de 100 encontros com o Quiroprático eram para condições músculo esqueléticas
- 62 de 100 encontros eram de gerenciamento de problemas nas costas
- 39 de 100 consultas foram para “cuidados de manutenção”, reforçando a importância dos cuidados regulares dentro de um plano de tratamento. *
* Isso foi explorado por uma variedade de pesquisadores no passado, incluindo estudos de Mohammed K. Senna, MD.
Da mesma forma, houve estatísticas interessantes sobre como os pacientes encontraram o Quiroprático. 52 por 100 encontros foram encaminhados por outro paciente.
Esta pesquisa reafirma que os tratamentos de Quiropraxia se enquadram na Prática Baseada em Evidências. No entanto, definitivamente há mais pesquisas e análises de dados, que podem ser coletadas para melhor informar os profissionais de saúde e pacientes sobre a eficácia da Quiropraxia.
Fonte: https://www.clovellychiro.com.au/chiropractic-evidence-based/