Buscam reconhecer publicações com melhor rigor científico (estudos bem desenhados e bem conduzidos, com número adequado de pacientes), compilar esses estudos, torná-los acessíveis aos profissionais da saúde - diminuindo, assim, as incertezas clínicas.
Através do conhecimento da melhor evidência científica disponível, o profissional pode associar esse conhecimento a sua expertise, sempre levando em conta os valores, crenças e preferências do paciente informado. Assim, o uso apropriado da evidência científica pode nortear a decisão clínica com benefícios e redução de danos ao paciente. Essa integração dos componentes compõe o conceito de saúde além das evidências. (ATALLAH e CASTRO, 1998).
As práticas clínicas baseadas em evidências não buscam orientar as práticas clínicas somente pela soberania científica, ou cercear esses profissionais no exercício de sua capacidade clínica. Ao contrário, visa contribuir para a qualidade do atendimento clínico por meio de ações de formação continuada desses profissionais, tais como:
• Identificar e compilar os melhores estudos;
• Aprender como fazer a avaliação crítica da literatura disponível;
• Disponibilizar essas evidências em bases de dados eletrônicas.
Bons profissionais de saúde utilizam tanto sua vivência clínica quanto as melhores evidências disponíveis na sua tomada de decisão clínica. Mesmo uma evidência científica de qualidade pode não se aplicar a um determinado paciente. Ensaios de efetividade gerados em países ou populações com características muito diversas, nem sempre podem ser aplicados ao nosso paciente.
A maior possibilidade de aplicação dos resultados depende da semelhança entre os nossos pacientes e os pacientes estudados. Para melhor compreensão das práticas clínicas baseadas em evidências, é preciso conhecer e saber avaliar os tipos de estudos e a hierarquia da força da evidência científica.
Fonte: Práticas Clínicas Baseadas em Evidências, por Débora Aparecida Lentini de Oliveira, Curso de Especialização em Saúde da Família, UNA-SUS | UNIFESP, disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/19/o/Pr__ticas_cl__nicas_baseadas_em_evid__ncias.pdf