Como qualquer outro empresário, um empreendedor de saúde enfrenta muitos problemas para estabelecer a marca - sejam eles obstáculos financeiros e de investimento, burocracia desenfreada, obediência às regulamentações corporativas e governamentais, competição de outros profissionais e outros desafios. Existem certos fatores a serem considerados para obter sucesso no empreendedorismo da saúde.
1 – Faça pesquisa de mercado
Antes de se aventurar, os empreendedores de saúde precisam avaliar as necessidades do mercado para poder atendê-las adequadamente. Uma extensa pesquisa de mercado e um estudo aprofundado doque pode ser oferecido como um tratamento diferenciado são importantes pontos de partida.
Ao analisar a demanda local por uma variedade de produtos e serviços de saúde, os futuros empreendedores podem escolher entre conquistar um nicho em um mercado inexplorado ou até mesmo manter os padrões em um mercado competitivo por meio de pesquisas contínuas.
Empreendedores de saúde bem-sucedidos são aqueles que entendem as necessidades do mercado e podem se conectar melhor com os clientes, preenchendo uma lacuna necessária nos serviços de saúde disponíveis.
Por exemplo, estabelecer mais uma clínica em uma cidade que já possui várias opções de boa reputação pode não ser uma ideia muito boa. A melhor maneira seria procurar regiões que carecem desse tipo de cuidado de qualidade e oferecer soluções de saúde de qualidade. Isso não tornará o empreendimento apenas bem-sucedido financeiramente, mas também o tornará mais relevante socialmente.
2 - Escolha os parceiros certos
É fundamental encontrar alguém que compartilhe sua visão, tanto para lucratividade quanto para o avanço das ciências da saúde. Um atrito com um sócio ou investidor, em termos de objetivos e valores, pode levar a grandes desafios no longo prazo. Descobrir alguém que possui conhecimento de primeira mão no campo da saúde é um bônus. Mas mesmo que a proficiência em saúde não seja garantida, alguém com uma visão da economia atual da saúde é necessário para garantir o crescimento a longo prazo e a sobrevivência dos negócios. Um nome no mercado pode até ajudar a dar validação clínica e promover a sua marca.
3 – Busque equilíbrio entre responsabilidade social e lucratividade
Um dos principais dilemas morais enfrentados por um empresário da saúde é a necessidade de estabelecer um negócio lucrativo, mantendo sua responsabilidade social para com a saúde pública em geral.
Uma possibilidade de prover atendimento à população que não tem acesso ou não pode pagar por serviços médicos de qualidade é associar-se a uma entidade como uma ONG ou grupo de voluntários para prestar esse tipo de serviço e cumprir com sua responsabilidade social.
Entretanto, não se pode esquecer que mesmo para aqueles que procuram fornecer serviços relativamente acessíveis no setor privado, a relação custo-eficácia é essencial para garantir a lucratividade.
4 – Procure inovação tecnológica constante
A inovação é a chave para qualquer empreendimento empresarial de sucesso. Os empreendedores de saúde precisam acompanhar as mudanças no ambiente tecnológico em saúde e estar à frente das tendências. Desde registros eletrônicos de saúde, telemedicina, campanhas de marketing digital até o avanço da tecnologia em saúde, aprimorando o tratamento de pacientes, equipamentos médicos e procedimentos cirúrgicos, os avanços tecnológicos estão em toda parte. É possível descobrir necessidades latentes ou não atendidas fazendo perguntas simples sobre como melhorar seus serviços e obter vantagem competitiva por meio da inovação criativa.
5 - Conheça suas limitações
Pode ser tentador um modelo de negócio mais lucrativo, mas a falta de conhecimento pode ser uma pedra em seu caminho. Lembre-se da capacidade de sua equipe e conheça suas limitações. Se sua equipe trabalha na atenção primária, então mudar para uma especialização sem os recursos humanos e o treinamento certos será prejudicial para o seu sucesso. O fluxo constante de feedback dos clientes também pode destacar as áreas a serem melhoradas.
6 - Não tenha medo de usar seus pontos fortes
Ambição é o que torna um empresário de sucesso. Todo empresário da área de saúde deve estabelecer metas e fazer o possível para a alcançá-las, utilizando seus pontos fortes. Isso pode variar de pesquisa e desenvolvimento em doenças crônicas, a um melhor atendimento ao cliente ou uma revolução digital na sua prática de saúde.
No final, lembre-se de que um pouco de competição saudável é sempre bom para todos, especialmente quando resulta em melhor qualidade de vida para todos
(Adaptado de “#6 Tips to Be a Successful Health Entrepreneur”, disponível em https://www.entrepreneur.com/article/295189)