Kinesio Tape e a Quiropraxia

Inácio Shibata • April 20, 2021
Não são poucos os quiropraxistas que utilizam a Kinesio Tape como parte de sua terapêutica. Criada no final dos anos 1970 pelo quiropraxista japonês, Dr. Kenzo Kase, é uma fita terapêutica fina e elástica, projetada para promover o movimento em vez de imobilizar uma região lesada do corpo.

Existem muitos benefícios em se utilizar a Kinesio Tape, como facilitação proprioceptiva; redução da fadiga muscular; facilitação muscular; redução da dor muscular de início tardio; inibição da dor; cura aprimorada, como redução do edema e melhora da drenagem linfática e fluxo sanguíneo.

Embora seja mais frequentemente usado como uma fita esportiva para atletas lesionados, também pode ser usado em tratamentos de saúde para cuidar de uma ampla variedade de condições inflamatórias, ou para acelerar a recuperação após a cirurgia.
A fita funciona estimulando ou relaxando os músculos, dependendo da tensão que exerce no corpo ao ser aplicada. Quando aplicada no local da área afetada, levanta a pele e auxilia na drenagem linfática, o que ajuda a diminuir a inflamação e o inchaço, ao reduzir a pressão na área. Isso promove uma melhor circulação, e consequente previne lesões, facilita a cura e reeduca o sistema neuromuscular, colaborando para que o corpo alcance a homeostase (equilíbrio). O uso da fita pode trazer:

Alívio da dor: o alívio da dor é obtido pela capacidade das fitas de agir sobre os receptores encontrados na pele. Este efeito altera o sinal para o cérebro e resulta na modulação da sensação de dor.

Diminuição da inflamação: A facilitação da drenagem linfática ocorre devido ao desenho do adesivo criando um padrão que envolve a área onde a fita é aplicada, resultando na separação microscópica da pele e da fáscia. Esta descompressão forma espaço para uma melhor eliminação de resíduos inflamatórios.

Consciência muscular: Da mesma forma, para o alívio da dor, a aplicação da fita fornece uma resposta diferente dos receptores locais na pele, que por sua vez, aumenta a consciência de possíveis músculos hipotônicos ou neurologicamente enfraquecidos.

A Kinesio Tape pode ser aplicada na forma de Y, I, X, Leque, Rede ou Rosquinha. A seleção da forma depende do tamanho do músculo afetado e do resultado que você está tentando alcançar. Por exemplo, a aplicação de fita em Y é geralmente usada para envolver o músculo alvo, inibir ou facilitar os estímulos musculares, e deve ser 5 cm mais longo que o músculo alvo. A fita em I é geralmente usada para lesões agudas no lugar da fita Y, tratar edema e dor (objetivo principal), e corrigir desalinhamento. A fita em X é geralmente usada quando a origem e a inserção do músculo alvo mudam dependendo do movimento, como por exemplo, os romboides. Já as fitas em Leque, Rede ou Rosquinha são usadas para estimular a drenagem de edemas.

O sentido de aplicação da fita também indica a forma de tratamento. Quando aplicada no sentido da origem para a inserção do músculo, o objetivo é facilitar o uso de músculos fracos ou de baixo desempenho. Para se alcançar o resultado desejado, a fita deve ser esticada com um alongamento leve para moderado. Quando aplicada no sentido da inserção para origem do músculo, o objetivo é inibir músculos sobrecarregados ou alongados, e a fita deve ser aplicada com um estiramento leve para obter melhores resultados.
A tensão para esticar a fita antes de aplicá-la no local desejado varia de 100% (total), 75% (severo), 50% (moderado), 15% a 25% (leve) e 0% (inexistente). Se o objetivo é facilitar o trabalho de determinado grupo muscular, a fita deve ser colocada em sentido proximal para distal com 15% a 50% de tensão. Se o objetivo for inibir o músculo, a aplicação deve ser de distal para proximal com 15% a 25% de tensão.

As contraindicações e precauções do uso da Kinesio Tape incluem:
Não aplicar em lesões agudas, a menos que seja devidamente diagnosticado.
Não recomendado para pacientes com febre.
Não recomendado sobre pele com cortes ou com feridas.
É necessário cuidado durante a gravidez. Os tratamentos podem ser altamente benéficos durante este período somente após consulta com um terapeuta responsável pelo tratamento.
Perigoso com trombose, pois o trombo pode ser liberado pelo sistema arterial.
É necessário ter cuidado ao colocar fita adesiva em pacientes com problemas cardíacos, pois o aumento do fluxo linfático irá gerar carga adicional de fluido no coração.

Como todo procedimento de saúde, a aplicação de Kinesio Tape deve ser feita por profissionais com o devido treinamento e conhecimento da técnica. Em caso de dúvida, converse com seu quiropraxista em sua próxima consulta.


Share by: