Métodos baseados no tratamento da cervical alta

Inácio Shibata • April 20, 2021
O tratamento quiroprático baseado no tratamento da cervical alta se concentra na correção de desalinhamentos na região superior do pescoço da coluna vertebral, basicamente se concentrando nas duas vértebras superiores da coluna, chamadas C1 (atlas) e C2 (áxis). O tratamento nesta área tende a ser mais suave do que outras técnicas quiropráticas, o que o torna uma ótima opção para pacientes sensíveis. A manipulação cervical superior afeta todo o corpo, ajustando a parte superior da coluna, o que permite que o sistema nervoso central se comunique adequadamente com o resto do corpo. Abaixo, listamos as principais técnicas utilizadas no tratamento da cervical alta.


Atlas Ortogonal

É uma técnica de tratamento quiroprático cervical superior criada por Frederick M. Vogel e Roy W. Sweat em 1979, que usa um instrumento de percussão na tentativa de ajustar o que é medido a partir de raios X específicos e é considerado um desvio vertebral. O ajuste é realizado apenas na primeira vértebra C1 (atlas). As técnicas de Quiropraxia cervical superior trabalham com a relação única entre a coluna cervical superior (pescoço) e sua influência no sistema nervoso central e na função do tronco cerebral. Na técnica Atlas Ortogonal, a correção começa com radiografias digitais muito específicas para determinar o desalinhamento exato da C1. A partir dessas informações, os vetores são calculados para a correção suave. A caneta do instrumento toca levemente o paciente e, em seguida, aplica uma parte da onda sonora na primeira vértebra (C1) para fazer o ajuste apropriado. O instrumento permite que o quiropraxista ajuste o desalinhamento com muita precisão enquanto aplica uma pressão física mínima. Este recurso exclusivo elimina o desconforto do paciente durante o tratamento.


Blair

A técnica de Blair concentra-se nas sete vértebras da região cervical, ou pescoço, da coluna. É um sistema específico de análise e ajuste. Atenção especial é dada às duas primeiras vértebras cervicais, o atlas e o áxis, visto que são as vértebras mais livremente móveis na coluna vertebral e as mais comumente desalinhadas. Quando essas vértebras se desalinham e causam interferência com o tronco encefálico e a medula espinhal à medida que saem pelo assoalho do crânio e no canal neural, o resultado é a doença. O ajuste é suave e rápido, sem torção de pescoço. Após o ajuste, o paciente é posto para descansar um pouco para dar ao seu corpo tempo para permitir que as vértebras reposicionadas se acomodem. O objetivo do tratamento é fazer com que seu corpo aceite a posição alinhada das vértebras. Isso pode levar mais de uma visita, com os resultados sendo compreendidos pelo corpo, até que se torne seu novo normal.


Grostic

A técnica de Grostic foi desenvolvida pelo quiropraxista e pesquisador Dr. John F. Grostic, e teve suas origens na técnica cervical superior específica de Palmer em meados do século XX. Este sistema requer uma análise muito precisa e exata desta área. A análise é derivada de radiografias obtidas com a colocação específica do paciente em equipamento cuidadosamente alinhado. A partir dessa análise, o quiropraxista fará um ajuste específico da mão no atlas, reduzindo assim a interferência do nervo no sistema nervoso. O procedimento Grostic é uma abordagem de ajuste altamente especializada dentro da Quiropraxia. Tão rigoroso e exigente é o treinamento, que existem apenas cerca de 300 quiropraxistas no mundo treinados nesta técnica.


NUCCA

NUCCA é um acrônimo para National Upper Cervical Chiropractic Association. Foi fundado em 1966 pelo quiroprático Ralph Gregory e baseado principalmente no trabalho que ele e John Grostic realizaram antes da morte de Grostic em 1964. O novo estilo de técnica de ajuste cervical superior foi ensinado em 1966 no primeiro seminário da associação em Michigan (EUA). A técnica UCCA se concentra nas vértebras superiores do pescoço e usa as radiografias pré e pós-raios-X para corrigir os desalinhamentos da parte superior da coluna. O método envolve o uso de um toque suave para manipular as vértebras do pescoço para eliminar qualquer interferência na coluna vertebral. É um procedimento não invasivo, em que o quiropraxista fará uso de uma tecnologia inovadora – como o Analisador de Tensão Gravitacional e o Anatômetro - para mapear sua cabeça e pescoço para permitir a medição e análise precisas do desalinhamento. Com essas informações em mãos, o quiropraxista irá definir o melhor plano de tratamento.


Knee-Chest

A técnica Knee-Chest (em tradução livre, seria como joelho no peito) está em uso desde que B. J. Palmer, D.C. desenvolveu a quiropraxia em 1931.A cadeira em que se faz esse ajuste foi desenvolvida pelo famoso doutor em Quiropraxia, Dr. Clarence Gonstead, que foi aluno e contemporâneo de B.J. Palmer e tem criou uma técnica eu leva seu nome. A Knee-Chest corrige o alinhamento da coluna cervical superior (vértebras do pescoço) para que toda a medula espinhal funcione corretamente. A técnica envolve o paciente ajoelhado confortavelmente em uma almofada acolchoada e descansando seu peito em uma mesa especial de ajuste de Quiropraxia. 

O quiropraxista posicionará sua cabeça para o lado em um ângulo exato, posicionará as mãos no local preciso de seu pescoço e aplicará um impulso rápido, mas suave, que ajusta as vértebras superiores do pescoço (na base do crânio) para sua posição correta. Alguns pacientes ouvem um estalo quando isso acontece, e o alívio é imediato. Depois que passa pelo procedimento, o paciente descansa brevemente nesta posição para permitir que o ajuste seja compreendido e incorporado pelo corpo.

Share by: