Conheça a Quiropraxia Esportiva

Inácio Shibata • April 17, 2021

A prática quiroprática é uma abordagem não cirúrgica que enfatiza o alívio da dor sem drogas e que trata a avaliação e o cuidado de uma perspectiva global, empregando muitas modalidades diferentes para alcançar e manter uma boa saúde.

A quiropraxia foi criada nos Estados Unidos no final do século 19, pelo canadense Daniel David (D.D.) Palmer. Desde então, e especialmente nas últimas décadas, a prática vem crescendo e ganhando popularidade, recebendo reconhecimento como uma forma terapêutica legítima de tratamento médico nos Estados Unidos, bem como no México, Canadá, Reino Unido, Japão, Suíça e Austrália. Os quiropraxistas são agora o terceiro maior grupo de provedores de serviços médicos nos Estados Unidos, atrás de médicos e dentistas.

Como aconteceu com a medicina tradicional e a odontologia, a Quiropraxia também desenvolveu especializações para lidar com as necessidades específicas dos pacientes. Uma dessas especializações é o quiropraxista voltado para atender também praticantes de esportes, pelo seu conhecimento tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões esportivas, compreensão do quadro musculoesquelético, além de conhecimento em cinemática e biomecânica do corpo humano.

Um quiropraxista esportivo ainda fará a manipulação da coluna, se necessário. Ele também irá avaliar e ajustar as articulações que podem demonstrar amplitude limitada de movimento devido à restrição. E embora a avaliação, a reabilitação e o tratamento de lesões sejam frequentemente o foco de um quiropraxista, não é a única coisa que eles fazem. Muitos atletas em todos os níveis diferentes procuram um quiropraxista para melhorar seu treinamento e desempenho e prevenir lesões durante sua prática esportiva.
O foco geral e objetivo de um quiropraxista é promover e restaurar a biomecânica adequada, força e função ideal, o que o torna um parceiro inestimável no mundo do esporte para qualquer atleta em qualquer nível. Ele é treinado para compreender várias modalidades de imagem, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom musculoesquelético, e com isso avaliar lesões e acompanhar o progresso da reabilitação.

A prática quiroprática é uma abordagem não cirúrgica que enfatiza o alívio da dor sem drogas e que trata a avaliação e o cuidado de uma perspectiva global, empregando muitas modalidades diferentes para alcançar e manter uma boa saúde.

Quiropraxistas podem tratar lesões comuns por uso excessivo de determinadas partes do corpo. Por exemplo, corredores que sofrem com lesões ou dores no quadril, joelho ou pé, atletas de sobrecarga como jogadores de vôlei, beisebol e tênis, que sofrem de lesões nos ombros ou membros superiores ou dor e traumas esportivos. Eles podem avaliar, diagnosticar e tratar praticamente qualquer lesão relacionada ao esporte ou problema de desempenho.

Um quiropraxista tem as ferramentas e habilidades necessárias para otimizar o desempenho do sistema músculo esquelético de um indivíduo, bem como seu sistema nervoso. Por isso, não é à toa que hoje as grandes equipes profissionais de basquete profissional dos Estados Unidos e atletas olímpicos de vários países possuem em seu time um profissional de quiropraxia, frente aos benefícios e cuidados que ele pode proporcionar, assim como melhora na performance e nos resultados a serem alcançados.
Share by: