Quiropraxistas neuro funcionais têm um conhecimento avançado de neurologia funcional, que é o estudo das inter-relações dos sistemas nervosos de um indivíduo no contexto de sua saúde geral. Usando relações embriológicas e anatômicas, o neurologista funcional diagnostica disfunções nas vias e sistemas neurais relacionados e utiliza essas relações para efetuar mudanças no sistema nervoso.
O tratamento é direcionado à ativação dos processos naturais de neuroplasticidade, que envolve a mudança de neurônios, a organização de suas redes e sua função por meio de novas experiências terapêuticas e reabilitativas que melhoram a função cerebral.
Há uma crença desatualizada de que o desenvolvimento do cérebro ocorre na infância e depois para quando chegamos à idade adulta. Pesquisas recentes provaram conclusivamente que o cérebro nunca para de se adaptar às informações ambientais. As informações sensoriais coletadas pelos nervos nas articulações e músculos, por exemplo, podem alterar a função do cérebro, que por sua vez afeta a função desses nervos.
O quiropraxista neuro funcional é um especialista em modalidades de terapia baseadas no cérebro, ou seja, terapias dirigidas pela compreensão do papel do cérebro na disfunção muscular e articular.
O corpo humano tem muitos tipos de receptores dos sentidos, que são usados para reunir informações sobre o ambiente ao nosso redor e dentro de nossos próprios corpos, como os mecanorreceptores, que são células receptoras sensíveis à estimulação mecânica, como alongamento, pressão e toque.
Temos mecanorreceptores em nossa pele para a sensação de toque, em nossas articulações e músculos para um sentido menos conhecido chamado propriocepção. A propriocepção é o sentido predominantemente inconsciente que permite ao seu cérebro saber onde estão as partes do seu corpo e o que estão fazendo, esteja você olhando ou prestando atenção ou não.
Seu senso de propriocepção está em ação se você fechar os olhos e tocar o nariz com o dedo. Todos os receptores dos sentidos estão conectados aos nervos que, em última análise, se conectam ao cérebro. Conforme a entrada sensorial é retransmitida através do sistema nervoso, ela muda continuamente a função e a estrutura do cérebro.
O cérebro usa dados sensoriais para regular o corpo, enviando constantemente informações e instruções de volta para todas as partes do corpo, incluindo os receptores que primeiro coletaram as informações sensoriais.
Todos os receptores dos sentidos, músculos, articulações e nervos, em conjunto com a espinha e o cérebro, formam um sistema integrado solitário em comunicação perpétua consigo mesmo. A simplicidade enganosa de andar requer um intercâmbio complexo de informações em todas as partes do sistema.
A cada etapa, os mecanorreceptores enviam informações ao cérebro sobre o movimento e a posição das articulações. Seu cérebro interpreta essas informações e formula comandos para enviar de volta ao seu corpo. A mudança perfeitamente orquestrada do peso do seu corpo de um pé para o outro, com os músculos ativando e desativando no tempo preciso, mantém você em pé e andando em vez de tropeçar ou cair. Esse processo inconsciente ocorre em um ritmo frenético e depende do alinhamento adequado das articulações e músculos.
O quiropraxia neuro funcional é um especialista em avaliar a saúde de todo o circuito que conecta os músculos, articulações e sistema nervoso, e em identificar disfunções em cada parte que podem levar a problemas em outras partes.
Dependendo da natureza da disfunção, ele pode trabalhar diretamente nas articulações, músculos ou sistema nervoso. O tratamento pode incluir ajustes de quiropraxia, exercícios de reeducação neuromuscular ou estimulação do sistema vestibular (equilíbrio), auditivo, visual ou outros sistemas sensoriais e exercícios cognitivos, alguns dos quais usam computadores.
(Fonte: https://www.californianeurohealth.com/services/what-is-a-chiropractic-neurologist-.html)