A história do anjo símbolo da Quiropraxia

Inácio Shibata • June 26, 2021
O uso do anjo de braços abertos como símbolo da Quiropraxia começou nos Estados Unidos, por volta dos anos de 1928, quando era usada quase que exclusivamente pelos membros da American Society of Chiropractors (Sociedade Americana de Quiropraxistas). Ele foi usado em várias propagandas da ACS, principalmente em revistas como a American Legion Monthly, Cosmopolitan, Liberty, and Physical Culture.

O primeiro uso do anjo da Quiropraxia para representar a Associação Nacional de Quiropraxia (sigla em inglês – NCA) e seu aliado, o Congresso Internacional de Quiropraxia (sigla em inglês - ICC), ocorreu na convenção nacional conjunta do NCA e do ICC em Denver em 1933. O emblema foi formalmente adotado pelo NCA em sua convenção de 1934 em Pittsburgh.

Segundo a NCA, o símbolo foi criado para expressar os ideais mais elevados e nobres da profissão. Concebido pelo artista M. McDonald de Columbus, Ohio, e perpetuado pela Burton Shields Company, ele representa a ideia da humanidade física ascendendo à perfeição sublime à luz branca da verdade e do conhecimento da Quiropraxia.

“O anjo representa o espírito da Quiropraxia levando a consciência pública para cima, em direção às verdades da cura e à obtenção de padrões físicos mais elevados. Sua adoção por sociedades estatais em todos os lugares é urgentemente solicitada para que as palavras "quiropraxia" e "saúde" possam ser uniformemente reconhecidas e aceitas como termos sinônimos por povos em todo o mundo”, dizia a NCA na época do seu lançamento.

O anjo de braços abertos começou a ser divulgado fora dos Estados Unidos pelo Chiropractic Journal, que circulava nos EUA, Canadá e outros países de língua inglesa. Depois disso, uma ampla campanha mundial foi realizada para que fosse reconhecido como símbolo oficial da Quiropraxia. Todos os quiropraxistas foram incentivados a usar o símbolo em seus cartões de visita, propaganda e material de papelaria.

O que poucos sabem é que nem sempre o símbolo era esse. Nos anos de 1950, foi introduzido o desenho do anjo segurando uma tocha, mas logo foi descartado, porque muitos acharam que a imagem se assemelhava a alguém segurando um cone de sorvete. Depois disso, voltou-se ao desenho original, como a conhecemos até hoje. Hoje, é um símbolo conhecido mundialmente, facilmente reconhecível e que remete à profissão de quiropraxista.
 
Fontes:
http://www.dynamicchiropractic.ca/mpacms/dc/article.php?id=9098
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11613374/
https://www.chiro.org/Plus/History/Persons/ChiroAngel/ChiroAngel-chrono.pdf

Share by: