A história da Inteligência Universal

Inácio Shibata • April 7, 2021

Quando a Inteligência Inata sabe o que a célula do tecido precisa, ela planeja a forma e os meios para torná-la adequada às suas condições ambientais, e o processo mental para fazer isso é Adaptação Intelectual

A Inteligência Universal está em toda a matéria e continuamente dá a ela todas as propriedades e ações. (Princípio No.1)

A expressão dessa inteligência através da matéria é o significado da vida da Quiropraxia; (Princípio nº 2), portanto, a vida é necessariamente a união da inteligência e da matéria. (Princípio No.3)

Força une inteligência e matéria. (Princípio nº 10)

A Inteligência Universal dá força tanto à matéria inorgânica quanto à orgânica. (Princípio No.16)

Essa força que o Universal dá à matéria orgânica como uma ordem superior de suas manifestações, é chamada de Inteligência Inata. (Princípio nº 20)

A missão da Inteligência Inata é manter a matéria do corpo da unidade orgânica em organização ativa. (Princípio No.21)

Ele faz isso adaptando as forças do universal (que, como leis físicas, são inabaláveis e inadaptadas e não têm consideração pela matéria) para que possam ser usadas no corpo; assim, todas as partes terão ação coordenada, e cada parte tem benefício mútuo. (Princípio No.23)

Este trabalho do Inato é inteiramente mental. Por esta razão, as forças do Inato nunca ferem ou destroem os tecidos. (Princípio No.25) As forças do Inato são mentais, pois são muito superiores às forças físicas, porque controlam as forças físicas.

Essa reunião de forças universais é chamada de Criação, pois elas têm forma e propósito definidos, eventualmente.

A sede do controle inato, no corpo, é o cérebro, e a unidade definitiva deste é chamada de Célula do Cérebro. Da célula cerebral como uma unidade, o inato controla uma unidade de matéria.

Na célula cerebral como uma oficina física de material, o inato transforma a força mental em uma unidade definida, para uma determinada célula de tecido, para um determinado momento. 

Essa força específica, quando transformada, é uma força que é energia física ou uma forma que controla ou põe em ação as energias físicas. É chamado de impulso mental.

A saída do impulso mental da célula cerebral é chamada de propulsão.

Se for como uma energia física, requer esforço. As forças da inteligência inata operam através ou sobre o sistema nervoso. (Princípio No.28)

Aquilo que tem direção eferente e que conduz o impulso mental é denominado Nervo Eferente.

Visto que as energias físicas podem sofrer interrupção em sua transmissão, da mesma forma, as forças do inato podem sofrer interferência na transmissão; e essa é a base para a existência da Quiropraxia. (Princípio No.29)

Essa comparação, também, é a base de algumas teorias, que afirmam que o impulso mental é uma força física e, portanto, sujeito às mesmas leis que qualquer outra força física; mas deve-se sempre lembrar que essas energias físicas estão na forma adaptada (se essa teoria for usada) e, portanto, não são prejudiciais aos tecidos como a eletricidade seria.

O transporte do impulso mental sobre o nervo eferente é a transmissão.

O impulso mental viaja para a célula tecidual pelo nervo eferente onde é recebido, para depois se concretizar a concepção mental do Inato sobre o que essa célula deveria ser ou como deveria agir. O que era apenas mental, agora se torna um fato físico. Mostra por seu próprio caráter que uma inteligência planejou a forma ou a ação, e essa evidência de inteligência é chamada de expressão; significando o surgimento através da matéria; a exibição de inteligência.

O que mostra isso são atos vivos e tal expressão é chamada de vida.

O caráter dessa ação é determinado pelo caráter da ferramenta usada pelo Inato para se expressar, portanto a finalidade ou a ação dessa ferramenta que é a célula do tecido é função.
A função da matéria é expressar força. (Princípio No.13)

Na célula do tecido, que é um tipo específico de matéria, as forças específicas do inato são expressas de uma maneira específica por um instrumento construído para o tipo particular de expressão.

A ação imediata e correta daquela célula do tecido, sendo acionada pela força específica do Inato em harmonia com todas as outras células, é chamada de Coordenação. (Princípio nº 32)

Nisto, vemos o funcionamento da lei de causa e efeito, e que todo processo requer tempo. (Princípio No.6)

Para cumprir sua função, a célula do tecido tem movimento, tanto molecular quanto como uma célula inteira. Este movimento é chamado de vibração. (Princípio No.14)

Essas vibrações emitem forças físicas que são impressas no nervo aferente como uma forma de força chamada Impressão.

Essas impressões são transmitidas pelo nervo aferente. Essa transmissão é semelhante à transmissão na metade eferente do ciclo, pois as forças são semelhantes.

Quando atinge a célula cerebral aferente, é recebido da mesma maneira que a célula do tecido o recebe, pois a célula do cérebro é uma célula de tecido, afinal. Quando essa força atinge as células cerebrais, é imediatamente admitida no reino mental pela interpretação mental.

O produto desse ato de interpretação do Inato é uma sensação. Quando o Inato tem uma série de sensações, ele tem uma imagem correta da condição da célula do tecido e isso é denominado Pensamento.

O Pensamento faz parte da inteligência. A inteligência no corpo, é claro, é a Inteligência Inata.

Quando a Inteligência Inata sabe o que a célula do tecido precisa, ela planeja a forma e os meios para torná-la adequada às suas condições ambientais, e o processo mental para fazer isso é Adaptação Intelectual

A grande fonte de suprimento do qual o Inato extrai suas forças é a Inteligência Universal.

(Adaptado de The Story, disponível em http://www.marbleheadchiropractic.com/thestory.html)

Share by: