Princípio 1 – A Premissa Maior
A Inteligência Universal está em toda a matéria e continuamente proporciona propriedades e ações, e assim a mantém em existência.
Essa premissa coloca em debate questões básicas do ser humano, como a noção de quem nos criou, o que ou quem nos rege, por que e para que existimos, ou seja, é o questionamento da própria existência, da própria vida.
Se entendermos que “Inteligência” neste caso é a energia criadora de todas as coisas – independente de fundamentações religiosas, filosóficas ou científicas -, e que “Universal” quer dizer tudo, desde aquilo que forma o átomo ao ambiente ao seu redor, em que a noção de tempo como entendemos de passado, presente e futuro não tem sentido, pode-se que tudo sempre existiu, ou seja, é infinito.
O que vai mudar é a forma como essa energia vai aparecer ou interagir.
Se entendemos que a Inteligência Universal é a força motriz que nos mantém movendo de maneira consciente e também inconsciente nesta e em outras dimensões, proporcionando propriedades e ações de acordo com a forma e a energia que se apresenta, podemos dizer que é ela que permite a nossa existência, em qualquer forma e tempo.
Neste sentido, a matéria é a energia condensada de maneira inteligente, para que essa energia possa existir e atuar dentro da dimensão e do tempo em que ela se encontra.
A Quiropraxia, ao manipular a comunicação de parte dessa Inteligência Maior presente em nossos corpos, pode ajudar o organismo a encontrar o seu equilíbrio, contribuindo assim para que a sua existência possa usufruir da força vital de uma maneira mais centrada e harmônica.
Princípio 2 – O Sentido da Vida na Quiropraxia
A expressão dessa inteligência através da matéria é o sentido da vida na Quiropraxia.
O termo “vida” pode ter muitas interpretações, desde algo que possui existência, a algo com determinado tempo de duração, ou uma mescla desses conceitos. Se entendemos que matéria é a vida na forma condensada e é a própria expressão da Inteligência Universal, a Quiropraxia, como ciência da manipulação física de parte dessa matéria, e por conseguinte, da própria energia vital condensada, contribui para ajustar porções em desequilíbrio a entrar novamente no seu eixo central, trazendo uma melhora na vitalidade orgânica do indivíduo e melhores condições para se alcançar o sentido da vida na atual existência e condição.
Princípio 3 – A União da Inteligência e Matéria
A vida é necessariamente a união da inteligência e da matéria.
A matéria (energia condensada) não pode viver sem a Inteligência (energia vital), da mesma forma que a Inteligência só pode ser expressada através da matéria. São dois conceitos unidos e interdependentes, em que a existência de um justifica a do outro. Sem Inteligência, a matéria não se move, e sem a matéria, a Inteligência não se expressa.
Princípio 4 – A Trindade da Vida
Vida é a trindade que necessariamente tem fatores unidos necessários, denominados Inteligência, Força e Matéria.
Para se ter Vida, é preciso se ter um corpo (Matéria), uma força motriz que a move (Força), e uma outra energia vital que comanda suas ações (Inteligência). A Inteligência não pode se expressar senão pela Matéria, que por sua vez não pode existir sem os comandos dirigidos pela Inteligência, e ambas se comunicam por meio da Força, que é o vínculo entre todos. A Quiropraxia pretende estudar essa trindade como forças que agem e trabalham unidas e de maneira interdependentes, de modo holístico
Princípio 5 – A Perfeição da Trindade
Para ter 100% de vida, é necessário 100% da Inteligência, 100% da Força e 100% da Matéria.
Se entendemos que algo perfeito é algo que não apresenta falta de elementos (Matéria) ou falhas de funcionamento (Força) ou de propósito (Inteligência), podemos dizer que a Trindade Inteligência-Força-Matéria só pode acontecer se suas energias estiverem atuando 100%.
Mas nem tudo o que encontramos na natureza ou ao nosso redor é 100% perfeito, em decorrência da falta de um dos elementos que formam a Trindade Inteligência-Força-Matéria, e que pode vir a dificultar que todos esses elementos atinjam o seu máximo.
Neste sentido, a Quiropraxia pode ajudar a minimizar essa deficiência por meio de ajustes na Matéria, permitindo que as outras forças alcancem o seu máximo e, assim, equalizem o equilíbrio dentro da Trindade Inteligência-Força-Matéria.
Princípio 6 – O Princípio do Tempo
Não há processo que não necessite de tempo.
A noção de tempo não é universal e única. Dependendo da noção do indivíduo, ela pode ser estendida, distorcida ou dividida em etapas ou marcos pré-estabelecidos. O que pode unir diferentes pontos de vista sobre o tema é o entendimento que o tempo é uma sequência de eventos ou ações. Qualquer evento requer uso de energia, que é uma das forças que formam a Trindade Inteligência-Força-Matéria.
Se entendermos que a comunicação entre a Trindade Inteligência-Força-Matéria ocorre em determinado período de tempo, podemos dizer que nesse processo de comunicação o tempo também entra como elemento preponderante. Ou seja, o tempo – seja ela qual for a sua manifestação – existe nos processos e ordena o sequenciamento necessário para que uma ação ou troca de energia ocorram.
O tratamento quiroprático, como terapia que pode trazer bem estar ao indivíduo, não deve ser encarado como algo instantâneo, mas sim como um processo que necessita de tempo – ou série de eventos - para que as comunicações energéticas aconteçam no seu devido tempo e proporcionem o equilíbrio necessário.