Por que Quiropraxia é Ciência, Filosofia e Arte?

Inácio Shibata • April 7, 2021

Apesar de muitos ainda pensarem que a Quiropraxia trata apenas de dores nas costas e no pescoço, o tratamento quiroprático comprovadamente já demonstrou melhorar as dores de cabeça, constipação, artrite, asma, ciática, insônia, infecções de ouvido e hipertensão.

Nas palavras de D. D. Palmer, fundador da Quiropraxia, os fundamentos da profissão de quiropraxista se baseiam em três princípios: ciência, arte e filosofia. A ciência é o conhecimento reduzido à lei e incorporado em um sistema. Arte relaciona-se a algo a ser feito. A ciência nos ensina a saber e a arte a fazer. A filosofia de uma ciência é a compreensão de seus princípios.

Seu filho e continuador de sua obra, B. J, Palmer, disse que "a Quiropraxia é uma filosofia, ciência e arte das coisas naturais; um sistema de ajuste dos segmentos da coluna vertebral apenas com as mãos, para a correção da causa da doença."

Hoje, entende-se que a profissão de Quiropraxia combina “Ciência, Filosofia e Arte” clinicamente comprovada que se preocupa com a relação entre um sistema nervoso em funcionamento saudável e o funcionamento saudável do corpo na restauração do equilíbrio dentro do corpo. É uma abordagem sem drogas, natural e holística para aliviar a dor, restaurar a saúde e trazer bem-estar geral para nossas vidas.

Apesar de muitos ainda pensarem que a Quiropraxia trata apenas de dores nas costas e no pescoço, o tratamento quiroprático comprovadamente já demonstrou melhorar as dores de cabeça, constipação, artrite, asma, ciática, insônia, infecções de ouvido e hipertensão. O tratamento quiroprático também pode ajudar a mulher a ter uma gravidez saudável e facilitar o trabalho de parto.

- Para tanto, a Quiropraxia se baseia e se sustenta nesses três pilares: Ciência, Arte e Filosofia.
- A ciência pela sua formação universitária e pelo conhecimento científico em que se baseia.
- Arte porque a profissão requer uma aprendizagem aplicada para se alcançar o ajuste manual específico.

Mas é na sua filosofia, na sua visão do ser humano, que a Quiropraxia deriva a sua prática.
A filosofia da Quiropraxia reconhece que o poder que criou o corpo pode curar o corpo - desde que não haja interferência. O quiropraxista não cura o paciente, ele é um co-facilitador com o paciente para que seu corpo seja colocado no ambiente correto para se curar. O objetivo principal do quiropraxista é reduzir a interferência em sua capacidade de cura inata.

A Quiropraxia reconhece que o corpo é muito mais do que a máquina mais perfeita e sofisticada do universo: ele tem uma capacidade de auto regeneração que a Quiropraxia entende como inteligência inata. Essa mesma inteligência pode curar o corpo e mantê-lo saudável ao longo da vida.

A missão do quiroprático é garantir que essa inteligência inata, essa capacidade do próprio corpo de se curar e ser saudável, possa ser totalmente expressa, livre de interferências que possam prejudicar essa capacidade. E como as interferências, produzidas por vários fatores, são formadas principalmente na coluna, o quiropraxista concentra a maior parte de sua atenção nesta área.

Visitas regulares ao seu quiropraxista podem ajudar a detectar, corrigir e manter o funcionamento ideal da coluna e do sistema nervoso. Descubra com ele como os cuidados quiropráticos, combinados com uma dieta adequada, exercícios e outros aspectos de boa saúde e higiene pessoal, podem melhorar seu bem-estar e ajudá-lo a aproveitar a vida em todo o seu potencial.
Share by: