10 problemas comuns que podem ser tratados com Quiropraxia

Inácio Shibata • July 2, 2021
O corpo humano possui mais de 200 ossos e cerca de 200 articulações. Eles se movimentam a partir de comandos enviados pelo sistema nervoso central para o sistema nervoso periférico, por meio da comunicação feita pelo cérebro para o restante do corpo via medula, que por sua vez percorre toda a coluna espinal, dando ordens para membros e órgãos.

Quando essa comunicação falha ou é interrompida, muitas vezes por conta de um desalinhamento de alguma vértebra que acaba obstruindo essa comunicação da medula com outros nervos, o organismo deixa de funcionar como deveria e, por sistemas compensatórios – sejam eles posturais ou musculoesqueléticos -, acaba gerando dores e maus funcionamentos dos órgãos afetados.
A Quiropraxia visa melhorar a saúde ao localizar e ajudar a remover desalinhamentos em qualquer uma das 33 vértebras da coluna vertebral, restabelecendo a transmissão dos impulsos nervosos e, com a melhora da função espinhal, muitas vezes há melhoras das funções do sistema nervoso. Veja abaixo alguns dos principais acometimentos que podem ser tratados por um quiropraxista.

1 - Problemas da articulação temporomandibular (ATM)

Esses problemas são classificados em três condições, incluindo dor / desconforto nas articulações e músculos da mandíbula, disco deslocado / luxação da mandíbula ou fratura de côndilo e doença inflamatória da ATM. Além da dor na mandíbula e perto da orelha, pode haver dificuldade ou dor / som de clique ao mastigar os alimentos e abrir / fechar a boca.

O tratamento de Quiropraxia é bastante eficaz no alívio da dor associada à ATM, pois ajuda a relaxar os músculos, ajustar as articulações e reposicionar com precisão a mandíbula usando terapia de ponto-gatilho. Com esses tratamentos, o movimento da articulação da mandíbula pode melhorar e sintomas como dor de ouvido, travamento da mandíbula, dor no pescoço e dor de cabeça podem ser aliviados.

2 - Dor de pescoço
A dor no pescoço varia de um leve desconforto a uma forte dor crônica que pode ser incapacitante. O realinhamento das vértebras na região do pescoço e ombros ajuda a restaurar o funcionamento adequado da vértebra, removendo assim o espasmo muscular.

3 - Dor no ombro
Problemas de ombro são de quatro categorias principais que incluem artrite, fratura, instabilidade e ruptura / inflamação do tendão. Lesões no ombro causadas por trauma ou uso excessivo dos músculos, ligamentos e tendões também resultam em dor e sensibilidade.

4 - Cotovelo de tenista
Esta é uma condição caracterizada por dor no cotovelo causada por uso excessivo, por exemplo, ao jogar tênis ou outros esportes com raquete. Lesão por uso excessivo ou atividade de movimento repetitivo causa inflamação dos músculos e tendões do antebraço. Isso causa dor e sensibilidade na parte externa do cotovelo, fraqueza muscular e incapacidade de realizar até tarefas simples.

5 - Escoliose
Deformidade espinhal na qual uma curvatura lateral se desenvolve na coluna e comumente ocorre em meninas durante o surto de crescimento antes da puberdade entre 8 e 18 anos. Essa condição pode predispor à artrite prematura, dor nas costas e problemas respiratórios. O tratamento quiroprático melhora a função e fornece alívio da dor nas costas, mas não pode corrigir a curvatura torcida da coluna vertebral.

6 - Fibromialgia
Esta é uma condição caracterizada por dor musculoesquelética generalizada e outros sintomas como fadiga e problemas de sono, humor e memória. Mulheres, principalmente entre 25-50 anos de idade, são mais propensas a desenvolver fibromialgia. Nessas condições, todos os 18 pontos-gatilho tornam-se doloridos e sensíveis. O tratamento quiroprático visa melhorar a circulação e a restauração do alinhamento esquelético, bem como as funções do sistema nervoso.

7 - Dor lombar
A dor lombar, na maioria dos casos, está associada à espondilose, um termo que se refere à degeneração da coluna causada pelo desgaste normal que ocorre nas articulações e nos discos da coluna à medida que as pessoas envelhecem. Outras causas de dor lombar incluem entorses e distensões, hérnia de disco, ciática, estenose espinhal, lesão traumática e espondilolistese.

Quiropraxistas tratam regularmente a ciática, uma compressão nervosa que causa dor que se origina na parte inferior das costas ou nas nádegas e desce por uma ou ambas as pernas. A dor do nervo ciático pode variar de um incômodo a bastante severa. A ciática em si não é o distúrbio, mas sim um sintoma do verdadeiro distúrbio que é a compressão do nervo, comumente causada por subluxações nas vértebras lombares. O tratamento quiroprático pode incluir ajustes na coluna para aliviar a tensão nas vértebras e nos músculos adjacentes. Como resultado, o nervo é descomprimido e a ciática é curada.

8 - Dor no disco
Os discos atuam como amortecedores da coluna vertebral e são feitos de tecido macio e fibroso com um centro gelatinoso. Os problemas do disco podem variar de uma protuberância leve ou ruptura do disco a uma ruptura grave e comumente afetam a parte inferior das costas.

O quiropraxista observará cuidadosamente a função geral da coluna, quaisquer sintomas que você esteja experimentando e poderá até solicitar um raio x ou ressonância magnética. Ele pode fornecer várias opções de tratamento, como manipulação da coluna, terapia manual e exercícios terapêuticos que você pode fazer em casa. As especificações do tratamento dependerão do nível de dor, do nível de atividade e do seu estado geral de saúde.

9 - Bursite de quadril
A condição é causada por uma inflamação do saco cheio de líquido (bursa) que fica abaixo do músculo do quadril. O principal sintoma é uma dor na ponta do quadril que se estende para fora da região da coxa. Essa condição responde bem ao tratamento quiroprático.

10 - Fascite plantar
Essa condição envolve a inflamação ou irritação do tecido fino presente na planta do pé. Os sintomas incluem dor nos calcanhares ao caminhar associada a inchaço e dormência. Mais comumente, um esporão ósseo pode causar irritação e rigidez muscular, resultando nessa condição. O quiropraxista pode verificar se há algum osso ou articulação que não estejam articulados, fazer o ajuste local e diminuir as dores.

Share by: