Já ouviu falar de postura de pandemia? É um termo que vem ganhando força entre os profissionais de saúde para se referir a vários problemas de saúde relacionados com a má postura, observada entre as pessoas que ficaram em casa em isolamento social por conta da pandemia da covid-19.
Entre os sinais, estão as dores na coluna lombar e cervical, agravamento de hiperlordoses e hipercifoses, e até mesmo a diminuição da capacidade pulmonar, em alguns casos em até 30%, por conta da má postura.
De acordo com as autoridades de saúde dos Estados Unidos, alguns erros comuns de postura observados incluem ficar com os ombros curvados em cadeiras sem ergonomia, debruçar-se sobre laptops por conta da altura inadequada da tela do computador, e por conta disso esticar o queixo quando se está sentado, assim como ficar com o pescoço esticado para usar o telefone celular e ficar muito tempo sentado em superfícies muito moles e que não oferecem apoio adequado, como o sofá e a cama.
Se tais situações parecem ser familiares à sua rotina diária, fique alerta!
Quando você passa muito tempo sentado todos os dias, os efeitos colaterais incluem desde ganho de peso a dores musculares e sono insuficiente a um risco ainda maior de doenças cardíacas no futuro. Isso pode ter um efeito ainda maior em nossas mentes também.
De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e publicado no International Journal of Obesity, você estará prejudicando sua capacidade de atenção e se tornando muito mais vulnerável à distração.
Essencialmente, muitos dos sistemas do corpo, incluindo músculoesquelético, cardíaco, metabólico, oftálmico, vascular e até psiquiátrico, podem se deteriorar após longos períodos sentados e olhando para a tela.
A saída é simples, mas requer disciplina: é estar atento à postura, adquirir o hábito de fazer exercícios de maneira regular, levantar de tempos em tempos, dar uma caminhada, tomar um copo de água e alongar o corpo.
Os usuários de laptop devem usar teclado e mouse separados, para que o laptop possa ser montado e colocado no nível dos olhos e, quando possível, deve ser colocado em uma base estável e não no seu colo. Se não tiver disponível um apoio de laptop, use uma caixa, livros ou algo que possa elevar a tela do laptop para a altura dos olhos.
Os especialistas ainda recomendam incorporar exercícios cardiovasculares, de fortalecimento e alongamentos, tantas vezes quantas forem possíveis ao longo do dia. Uma dica é sair para uma caminhada durante o almoço ou outro intervalo durante o dia para exercitar os músculos e aumentar a capacidade cardíaca e pulmonar. Caminhar pelo menos 20 minutos por dia irá fazer toda a diferença no seu corpo, assim como usar escadas ao invés de elevador, e fazer pequenas pausas ao longo do dia para uma série de exercícios de fortalecimento e de alongamento.
Tente fazer isso por uma semana, incorpore isso à sua rotina diária e veja a diferença: ao final, o seu corpo irá agradecer com menos dor, uma melhor noite de sono e maior facilidade para respirar.
Fontes:
https://www.eatthis.com/news-sitting-damaging-to-body/
https://medium.com/in-fitness-and-in-health/poor-posture-todays-epidemic-during-a-pandemic-55dc55b3dac2
https://www.uhmedical.com/blog/what-is-pandemic-posture
https://westtexasrehab.org/blog/pandemic-posture
https://www.totalbeauty.com/content/slideshows/pandemic-posture-health-tips-210309