Recomendações de melhores práticas: traduzindo as evidências em ações

Inácio Shibata • September 15, 2022
Muitos profissionais da área da saúde, que tentam aplicar as melhores práticas baseadas em evidências científicas em sua prática clínica, se veem perdidos quando se trata de traduzir essas ações para seus pacientes, seja pela terminologia utilizada, ou pela existência de recomendações inconsistentes dentro das diretrizes aplicadas.
 
Para auxiliar os quiropraxista norte-americanos a traduzir as recomendações em cuidados clínicos para os pacientes em um nível mais geral, a Associação Americana de Quiropraxia (sigla em inglês ACA) traz recomendações em seu blog em como abordar tais procedimentos antes de passar as recomendações de tratamento musculoesquelético para seu paciente.
 
Destacamos 10 recomendações listadas pela ACA:
 
1 – Ao garantir que o atendimento seja centrado no paciente, leve em consideração as preferências individuais do paciente e tente uma tomada de decisão compartilhada com ele sobre o tipo de atendimento que ele quer receber.
 
 2 - Identifique possíveis patologias graves e alerte o paciente sobre estas condições que podem impedir ou atrapalhar o tratamento.
 
3 – Avalie os fatores psicossociais do paciente e inclua na discussão com ele seus sentimentos e medos, o apoio social que ele terá e expectativas de recuperação durante e após o tratamento.
 
4 – Peça exames de imagem com sabedoria: considere pedir esse recurso quando houver suspeita de patologia grave ou houve resposta limitada a um tratamento.
 
5 – Faça o exame físico completo no paciente, com avaliação da mobilidade, força, postura, propriocepção e função neurológica, quando aplicável.
 
6 - Monitore o progresso do paciente, e avalie o progresso do tratamento com medidas de resultados que possam ser validadas. 
 
7 – Forneça informação para o paciente de forma a educá-lo sobre o tratamento em si, opções de tratamento, condições para sua aplicação e como irá realizar o gerenciamento do tratamento.
 
8 – Ao recomendar atividades físicas ou exercícios, verifique o que for mais recomendável para cada caso.
 
9 – Tente manter os pacientes ativos no trabalho, incentive a continuação e/ou retorno ao trabalho.
 
10 - Recomende outros tratamentos de terapia manual no contexto de cuidados multimodais.

Fonte: https://www.acatoday.org/News-Publications/Publications/ACA-Blogs/ArtMID/6925/ArticleID/1474/Best-Practice-Recommendations-Translating-Evidence-Into-Action

Share by: