Os quiropraxistas associados ao Colégio de Quiropraxia da Colúmbia Britânica (CCBC), no Canadá, estão divididos quanto ao futuro da profissão naquela província, segundo informou o portal CBC do Canadá em sua edição do dia 6 de junho de 2021.
A questão veio à tona em reunião da CCBC ocorrida no dia 5/6, quando foi convocada uma sessão extraordinária para discutir temas tão variados como falsa propaganda ao uso rotineiro de exames de raio X. A entidade já havia proibido qualquer alegação de tratamento de doenças como a doença de Alzheimer, câncer e autismo devido à falta de evidências científicas.
Com a presença de centenas de quiropraxista, por 54% dos votos os membros votaram a favor da limitação do uso de raios-X para se chegar a um diagnóstico, e proibir alegações que não são apoiadas por evidências científicas, como por exemplo a ineficácia das vacinas para tratar diversas doenças.
Em muitas discussões, ficou evidente as diferenças de opiniões entre os mecanicistas, que defendem o que eles descrevem como prática baseada em evidências visando o sistema músculo-esquelético, e os vitalistas, que argumentam que o tratamento quiroprático pode ajudar em tudo, desde a imunidade à função cerebral.
Na Colúmbia Britânica estão registrados cerca de 1.357 quiropraxistas, dos quais 545 compareceram à reunião. Outra assembleia geral extraordinária foi convocada para 20 de julho, onde irão votar, entre outros assuntos, a expulsão de quatro membros de seus quadros.
Fonte: https://www.cbc.ca/news/canada/british-columbia/bc-chiropractors-extraordinary-general-meeting-1.6055112