A patologia é uma condição não fisiológica em que a coluna cervical, ou seja, o pescoço, é submetida a sobrecarga excessiva e estresse repetido quando a cabeça é dobrada para frente e estendida para baixo. Vem sendo registrada com mais frequência desde o advento dos telefones celulares smartphones, em que o uso prolongado de aparelhos eletrônicos e a má postura acabam causando pressão excessiva nas vértebras cervicais, ocasionando dores e desconforto.
De acordo com a reportagem, quando a cabeça está em uma posição neutra, o peso exercido pela cabeça sobre as articulações cervicais é de cerca de 5 kg de pressão. No entanto, quando você inclina sua cabeça para frente para usar seu celular, tablet, PC ou jogar videogame, as coisas mudam: apenas com uma ligeira inclinação de 15° da cabeça a pressão exercida excede 12 kg. Quando a pessoa está em pé com dispositivo segurado com as mãos colocadas na parte inferior e a cabeça fica a 30°, as forças podem exceder 20 kg.
Além de recomendar um tratamento quiroprático, o profissional italiano ainda indicou exercícios de alongamento e de mobilização cervical para combater os problemas causados pela Síndrome do Pescoço de Texto.
Fonte: https://www.tagmedicina.it/2021/04/26/text-neck-cose-evitarlo/