Quiropraxia pode aliviar dores da dismenorreia?

Inácio Shibata • May 17, 2021
A dismenorreia primária (DP) é um distúrbio ginecológico muito comum que afeta 84,1% das mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas mais comuns de quem sofre de DP incluem dor abdominal inferior que pode irradiar para ambas as coxas e/ou lombar. Outros sintomas incluem cansaço, dor de cabeça, náusea, constipação e diarreia.

A condição precede a menstruação (na ausência de qualquer patologia orgânica) e dura aproximadamente 48-72 horas. A dismenorreia primária é o motivo mais comum de absenteísmo ao trabalho ou à escola, interferindo na qualidade de vida diária, que está associada a diversos custos diretos e indiretos.

As técnicas de manipulação da coluna vertebral para DP foram estudadas anteriormente e comprovaram ter benefícios positivos na percepção da dor e cólicas menstruais, além de afetar os níveis plasmáticos (sanguíneos) de alguns mediadores químicos da dor. Um estudo recomendou que a manipulação deve ser aplicada na região lombo sacral (L5-S1) para redução dos sintomas da dismenorreia.

Um estudo mais recente descobriu que uma manipulação pélvica global realizada em ambos os lados da pelve para mobilizar a articulação sacro ilíaca e a articulação facetária de L5-S1 resultou em melhorias relacionadas à dor lombar e limiares de dor à pressão na articulação sacro ilíaca, com um aumento significativo da serotonina. A serotonina atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.

Os quiropraxistas se especializam no uso da terapia de manipulação espinhal e são treinados em muitas técnicas diferentes de manipulação lombo-pélvica. Durante uma visita ao quiropraxista, a manipulação é realizada para corrigir vértebras desalinhadas que interferem na comunicação nervosa adequada. Esses desalinhamentos podem ser corrigidos usando técnicas quiropráticas que podem ajudar a reduzir a dor nas costas, dor abdominal e dores gerais do ciclo menstrual

Ter fortes dores durante o ciclo menstrual é um sinal de que algo está errado no corpo. O sistema nervoso central é essencial para garantir que todas as partes do corpo estejam funcionando adequadamente. Um desalinhamento da coluna vertebral pode causar muitos sintomas como dismenorreia e amenorreia (falta de menstruação).

Quando os ciclos menstruais são irregulares e muito doloridos, é altamente provável que o desalinhamento da coluna vertebral esteja causando interferência e bloqueando a comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema reprodutivo ou endócrino, que é responsável pelo controle dos hormônios. 

Share by: