O envelhecimento compromete a habilidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminui a capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Esses processos degenerativos são responsáveis pela ocorrência de vertigem e/ou tontura (presbivertigem) e de desequilíbrio (presbiataxia) na população geriátrica. As tonturas são sintomas extremamente freqüentes em todo o mundo, ocorrendo em todas as faixas etárias, principalmente em adultos e idosos. Até os 65 anos de idade, a tontura é considerada o segundo sintoma de maior prevalência mundial. Após esta idade, seria o sintoma mais comum. Em indivíduos com idade superior a 75 anos, a prevalência seria da ordem de 80%.
Em 80% dos casos também, não pode ser atribuído a uma causa específica, mas sim a um comprometimento do sistema de equilíbrio como um todo. Em mais da metade dos casos o desequilíbrio tem origem entre os 65 e os 75 anos aproximadamente e cerca de 30% dos idosos apresenta os sintomas nesta idade. As quedas são as conseqüências mais perigosas do desequilíbrio e da dificuldade de locomoção, sendo seguidas por fraturas, deixando os idosos acamados por dias ou meses e sendo responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos.
Como a Quiropraxia pode ajudar
O tratamento com Quiropraxia é uma solução comprovada livre de medicamentos para os casos crescentes de tontura e vertigem. Ao mirar as causas no corpo, os tratamentos quiropráticos podem corrigir os desalinhamentos que provavelmente causam esses sintomas.
A vertigem é frequentemente causada por problemas no ouvido interno ou perturbações do sistema nervoso. Quando o mundo parece girar em círculos ao seu redor, é provável que o resultado do sistema nervoso esteja enviando mensagens incorretas sobre o seu entorno. É como se algo tivesse caído nos fios conectados à sua televisão. Apertando os fios, é provável que você veja uma imagem borrada na tela. Corrigir os segmentos da coluna ou da parte superior do pescoço (coluna cervical) interrompe o impacto dos nervos e fará com que o cérebro receba uma percepção clara e correta do ambiente, semelhante à remoção do item que caiu nos fios da televisão.
Tratamento comprovado para tontura em idosos
A Quiropraxia concentrou-se na redução das ocorrências de tontura, dores de cabeça e vertigem, e obteve um sucesso incrível ao fazê-lo. Um estudo de 2009 objetivamente descobriu que os pacientes que passaram por programas de tratamento quiropráticos de 8 semanas experimentaram uma melhoria de 83% ou erradicação de sua tontura relatada. Este estudo, juntamente com muitos outros, descobriram que a Quiropraxia é diretamente responsável pelo alívio de muitos casos sintomáticos de desconforto e perturbação da vida diária devido a freqüentes surtos de tontura ou vertigem.
Texto e imagem retirados de:
http://www.scielo.br/pdf/%0D/rboto/v71n3/a06v71n3.pdf
https://www.miamivalleyspineandinjury.com/how-chiropractic-care-can-help-improve-dizziness-in-older-adults/