Quiropraxia e trabalhadores em home office

Inácio Shibata • April 19, 2021
A pandemia causada pelo covid-19 fez com que muita gente passasse a trabalhar em casa, numa modalidade de trabalho remoto que foi chamada de home office. Com isso, não foram poucos os que tiveram que improvisar um espaço dentro de casa para ligar o computador ou notebook para se conectar pela internet com seu serviço, o que nem sempre foi feito levando-se em consideração as regras de ergonomia, boa iluminação e espaço.

Isso acabou levando muitos a desenvolverem problemas relacionados à má postura, como disfunções musculoesqueléticas por toda a coluna, parte superior ou inferior das costas, bem como no pescoço, assim como dores nos joelhos.

Os maiores vilões do trabalho home office para a postura são o laptop, o assento inadequado e o local onde se usa o computador. Por conta do seu tamanho, nem sempre o laptop está na altura adequada aos olhos, e o pescoço fica flexionado por muito tempo, tensionando a musculatura cervical. Isso pode causar dores não só no pescoço, mas também na região dos ombros e peito.

Depois, há a cadeira. Quando transformamos nossos bancos de cozinha ou sofás em cadeiras de mesa, eles costumam ter a altura errada, impedindo a pessoa de se sentar em postura neutra, com os quadris ligeiramente mais altos do que joelhos, braços relaxados ao longo do corpo, pescoço relaxado e reto, antebraços paralelos ao solo e pés apoiados no chão.

Ficar trabalhando no sofá ou na cama também não ajuda. Como são locais mais macios, a tendência é a pessoa não se mexer muito, o que não é bom para o corpo, que precisa se movimentar para manter o corpo funcionando bem. Além disso, ficar na cama ou no sofá não permite que o corpo esteja em uma boa postura, o que pode acarretar mais problemas no sistema musculoesquelético.

Os sintomas mais comuns que aparecem nos consultórios de quiropraxia devido à má postura incluem:
  • Dor de cabeça
  • Pressão no coração
  • Dor no pescoço
  • Formigamento no braço, dedos ou perna
  • Ombro congelado / perda de função no ombro
  • Aperto na área do trapézio
  • Tontura
  • Fadiga
  • Alergia
O quiropraxista pode tratar de todos esses problemas, prevenir o surgimento de outros e ajudar a minimizar a dor lombar, dor de cabeça, dor de pescoço, dores musculares e outras articulações do corpo. Após um exame físico e muscular minucioso, ele poderá sugerir a melhor forma de tratamento para ajudar a reduzir a dor, corrigir o alinhamento do corpo e melhorar a função física geral de quem trabalha em casa. O profissional de quiropraxia tem condições para orientar o paciente a ter a melhor postura, seja em casa, no trabalho e em suas atividades diárias para evitar problemas presentes e futuros.

Share by: