Quiropraxia e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Inácio Shibata • May 28, 2021
Seu filho foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)? Se sim, então você não está sozinho. No mundo, a Organização Mundial de Saúde acredita que 5% da população adulta mundial sofrem com esse transtorno.

Só no Brasil, o TDAH atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas. Em 2011, uma pesquisa pioneira do Instituto Glia, feita com 5.961 jovens de 4 a 18 anos em 18 estados brasileiros, apontou que 4,4% dos pesquisados sofrem disso. E os números não param de aumentar, com mais gente sendo diagnosticada com esse transtorno atualmente.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Crianças que sofrem de TDAH são mais distraídas, hiperativas e impulsivas do que o normal para sua idade, e têm mais dificuldade para desenvolverem as habilidades que controlam a atenção, o comportamento, as emoções e a atividade. Como resultado, frequentemente são tidas como crianças difíceis de lidar.

A boa notícia é que vários estudos e pesquisas têm demonstrado que a quiropraxia pode ter um papel muito importante no tratamento de crianças com TDAH, como muitos efeitos positivos. A quiropraxia é um tratamento seguro, natural e eficaz para a doença e ajuda a tratar alguns dos sintomas relacionados com o transtorno.

O quiropraxista avaliará e tratará qualquer restrição ou mau funcionamento das articulações da coluna vertebral que possam contribuir para aumentar o estresse no corpo. Um desequilíbrio no tônus ​​muscular da criança pode fazer com que a atividade cerebral fique desequilibrada. Com isso, ajustar a coluna da criança pode restaurar o equilíbrio do cérebro e do corpo.

A quiropraxia não deve ser usada como alternativa aos tratamentos tradicionais, mas é uma opção muito eficaz para ser usada junto com os tratamentos tradicionais para o TDAH. É fácil para a criança, saudável e seguro. Pode ajudá-los a ter um melhor desempenho na escola e a ter um melhor comportamento em casa. Em caso de dúvida, procure um quiropraxista, converse com ele e tire suas dúvidas para começar o tratamento quiroprático quando possível.

Para ler um estudo de caso de como a quiropraxia ajudou a melhorar a vida de uma criança com TDAH e uma revisão da literatura sobre o assunto, leia o artigo “Improvement in behavior and attention in a 7-year-old girl with ADHD receiving chiropractic care: A case report and review of the literature”, disponível em https://jccponline.com/ADHD.pdf.

Share by: