Um estudo publicado em 2001 no Journal of the Canadian Chiropractic Association trouxe o relato de um estudo clínico realizado com uma paciente caucasiana de 64 anos que sofria de constipação crônica.
A constipação intestinal, ou prisão de ventre, em pessoas de mais idade é ocorrer devido à associação de menor atividade física ou mesmo imobilidade, somado ao uso de vários medicamentos, comumente consumidos nesta faixa etária, como anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais ou antidepressivos.
Pode ser definida por qualquer um dos seguintes itens: esforço, fezes duras irregulares, sensação de evacuação incompleta, uso de manobras digitais, sensação de obstrução anorretal ou bloqueio com 25% dos movimentos intestinais e diminuição na frequência de evacuações (menos de três evacuações por semana).
A pessoa pesquisada sofria de constipação crônica, o que indicava de uma a duas evacuações por semana. Ela passou por tratamento quiroprático por dois meses, e a cada sessão, foi pedido para que ela respondesse um questionário sobre suas idas ao banheiro para evacuar. Outro questionário de acompanhamento foi preenchido um mês depois.
O resultado observado do tratamento foi uma melhora significativa da constipação com o tratamento recebido, o que sugeriu aos pesquisadores que a quiropraxia pode ser uma alternativa viável no tratamento de casos de constipação crônica.
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2505067/