Além disso, o projeto propõe a inclusão de várias modalidades de atendimento em saúde no sistema nacional de saúde, como bem como incorporar a quiropraxia, fitoterapia, naturopatia, homeopatia e acupuntura entre aquelas que pode ser aplicado em unidades de atendimento médico. Também acolheu a proposta de dar o direito de toda mulher estar sempre acompanhada por pessoa de confiança de sua escolha durante o trabalho de parto e puerpério, mesmo em caso de cesariana.
“A nova lei garante a continuidade dos serviços de saúde no âmbito dos convênios de coordenação com o Instituto de Saúde do Bem-Estar (Insabi), incorpora o desenvolvimento de pesquisas científicas no resgate e promoção da medicina tradicional indígena, bem como a utilização de tratamento médico e terapêutico da maconha e seus derivados, conforme estabelece a Constituição e a legislação federal”, informa o jornal.
Fonte: https://www.jornada.com.mx/notas/2021/04/17/capital/dan-luz-verde-en-comisiones-del-congreso-a-la-iniciativa-para-la-nueva-ley-de-salud/