A American Chiropractic Association/ACA (Associação Quiroprática Americana) publicou recentemente um estudo em que seus membros relataram terem atendido muitos pacientes com dores no pescoço, ombros e parte superior das costas durante a pandemia de covid-19, pelo uso indevido das máscaras de proteção.
Segundo esse levantamento feito pela ACA, além do aumento do estresse, o motivo por trás desses casos é que as máscaras podem limitar o campo inferior da visão, especialmente se não forem bem ajustadas, fazendo com que as pessoas dobrem o queixo, mudem a posição do corpo e segurem o pescoço e postura rígida para manter uma linha de visão.
A entidade recomenda algumas ações simples para ajudar a melhorar a visão e prevenir a tensão musculoesquelética:
- Conscientize-se primeiro: esteja atento às posições de sua cabeça, pescoço, ombro, braço e corpo ao usar a máscara. Tente mover-se o mais normalmente possível.
- Dê uma olhada na máscara que você está usando para identificar obstruções em seu campo visual que podem estar fazendo você compensar mudando sua cabeça, pescoço ou postura corporal de forma não natural. Experimente diferentes máscaras até encontrar uma que fique no lugar, cobrindo a boca e o nariz sem obstruir a visão. Use máscaras com elástico ajustável ou laços para que fiquem justas, mas não muito apertadas.
- Posicione sua máscara para proteção máxima enquanto otimiza sua postura e movimentos. Ajuste a máscara bem perto do contorno da ponte do nariz e das bochechas. Isso minimizará a redução em seu campo visual.
- Faça pausas frequentes para “relaxar” para se inclinar para trás, mover-se e alongar-se na direção oposta para aliviar a tensão ou pressão cumulativa. Tente flexionar a mandíbula, o pescoço, os ombros e a parte superior da coluna.
- Quando possível, dê um passeio ao ar livre para aliviar o estresse.
Fonte: https://www.bedfordgazette.com/news/prevent-neck-pain-with-a-well-fitted-mask/article_56ea6dd3-2e2c-5840-99c4-ea5705bd2117.html