Entre as técnicas que fazem uso da manipulação manual das articulações do corpo e vértebras da coluna, podemos destacar as seguintes:
Diversificada
É a técnica clássica de Quiropraxia, desenvolvida por D.D. Palmer, DC. e ensinado em todas as faculdades de Quiropraxia. A técnica diversificada foi refinada e desenvolvida pelo falecido Otto Reinert, DC, para abordar a falha biomecânica em cada seção da coluna vertebral, no que se refere à subluxação específica. O foco está na restauração da função biomecânica normal e na correção da subluxação. Além disso, métodos diversificados foram desenvolvidos para ajustar as articulações das extremidades, permitindo aplicações benéficas no tratamento de lesões esportivas e outras lesões. O ajuste diversificado da coluna vertebral usa linhas específicas de impulsos para todos os impulsos manuais, permitindo a especificidade na correção de distorções mecânicas da coluna. Raios-X e histórias de casos são usados na análise e diagnóstico. Nenhum instrumento é usado no procedimento de ajuste. Palpação de movimento e coluna completa, técnicas práticas são usadas para fornecer um impulso mais profundo, que pode produzir um som ósseo (estalo) quando o ajuste é feito.
Gonstead
O criador da técnica, Clarence S. Gonstead, tornou-se quiropraxista em 1923, após uma experiência pessoal com a quiropraxia que ajudou seu corpo a se curar de um episódio doloroso e incapacitante de artrite reumatóide. Com formação em engenharia mecânica, ele viria a aplicar os princípios dessa disciplina à avaliação da coluna vertebral. Com base em seus estudos, ele desenvolveu o "princípio básico" para explicar como uma fixação em uma área da coluna vertebral criava alterações e sintomas biomecânicos compensatórios em outra. Ele foi um pioneiro na profissão de Quiropraxia, desenvolvendo equipamentos e um método de análise que usava mais de um critério para verificar a localização precisa da subluxação vertebral (é um deslocamento estrutural significativo que pode resultar em pressão nervosa e interferir com a capacidade inata do corpo de manter a saúde). Uma característica marcante da Técnica Gonstead é o ajuste do pescoço com uma manobra muito específica que é concluída com o paciente sentado. O pescoço é ajustado desta maneira para eliminar o aspecto de torção ou rotação do procedimento de ajuste.
Chiropratic BioPhysics (CBP)
Esta técnica enfatiza a postura ideal e o alinhamento da coluna vertebral como os objetivos principais do tratamento quiroprático, ao mesmo tempo que documenta as melhorias na dor e nos resultados funcionais. O CBP parte da premissa de que quanto mais próximo o corpo estiver do alinhamento ideal pela frente e pelas laterais, melhor para a saúde. Utiliza cálculos matemáticos e imagens de raio-X para calcular a trajetória do ajuste a ser feito para se alcançar essa postura ideal.
SOT (Técnica Sacro-Occipital)
A Técnica Sacro-Occipital (SOT) foi originalmente formulada pelo Major Bertrand DeJarnette, um médico (quiropraxista e osteopata) e engenheiro na década de 1920. Ele foi inspirado a ir além do simples ajuste da coluna e desenvolveu métodos de correção do crânio, pelve, extremidades e órgãos. Este estudo trouxe um sistema de ajuste de padrões no corpo, não apenas em partes individuais do corpo. O padrão mais significativo era a relação entre o sacro e o occipital (que se tornou o nome da técnica). Uma distinção importante do SOT é o uso de indicadores. Cada ajuste tem um sinal ou sinal que usamos para saber quando e onde ajustar. Por exemplo, a tensão muscular no joelho pode indicar que a pelve precisa de correção, e as fibras do tecido conjuntivo na base do crânio (chamadas de fibras occipitais) indicam que diferentes vértebras nas costas ou na coluna podem precisar de um ajuste. Isso também nos informa na próxima visita se a correção foi completa ou marginalmente eficaz. A partir desses indicadores, desenha-se um conjunto de ajustes diferente a cada visita, ouvindo o corpo a cada vez. A técnica permite um ajuste eficaz e preciso, sem depender exclusivamente de radiografias.
Thompson (técnica de drop)
A Técnica de Thompson realiza ajustes de coluna completa com ênfase na alta velocidade, baixa amplitude e alguns procedimentos de baixa força, usando uma maca rebatível (maca de drop) como um complemento indispensável do tratamento. O principal componente analítico da Técnica de Thompson é o Derifield leg check (checagem da perna de Derifield), adaptado do trabalho original do Dr. Romer Derifield. A análise de Derifield-Thompson leg-check permite a distinção diagnóstica diferencial entre envolvimento principalmente cervical e pélvico, bem como distinguir entre as várias subdivisões existentes dentro dessas categorias diagnósticas primárias. A mesa de drop visa não apenas proteger o paciente de ser ajustado em excesso, mas promover a longevidade clínica do médico. Os próprios ajustes são considerados pelos médicos de Thompson como 'baixa força, alta velocidade', em que um leve impulso aciona o mecanismo de liberação da seção de queda da maca. A técnica preconiza ainda que problemas lombodorsais e de extremidades podem ser resolvidos depois que as áreas cervical e lombar primárias forem tratadas.
Flexão-Distração
A técnica Cox de Flexão-Distração (também conhecida como técnica Cox) foi desenvolvida pelo Dr. James M. Cox como um procedimento de ajuste suave e sem força para ajudar a cura da coluna vertebral naturalmente. É baseado nos princípios da quiropraxia e da osteopatia, uma combinação que geralmente proporciona alívio rápido da lombalgia e dores nas pernas, sem a necessidade de cirurgia. O objetivo da distração em flexão é descomprimir a coluna, aplicando um alongamento ou tração suave na parte inferior da coluna. A técnica é realizada em uma maca especial projetada pelo Dr. Cox, que possui partes móveis para separar efetivamente as diferentes partes da coluna vertebral. A combinação desta mesa de ajuste especial e pressão muito suave utiliza flexão-distração e descompressão para aumentar a altura do disco entre as vértebras, descomprimindo a coluna vertebral e restaurando as articulações espinhais ao seu alinhamento e amplitude de movimento adequados. O quiropraxista pode ajustar as diferentes seções da mesa para neutralizar os efeitos da gravidade e, em seguida, aplicar uma pressão suave nas áreas afetadas à medida que se movem em uma amplitude de movimento mais normal. Os movimentos são repetitivos e geralmente lentos, sem estocadas rápidas ou pressão indevida.
Logan Básico
Desenvolvido pelo fundador da Logan University (EUA), H.B. Logan, DC, Logan Básico é uma das técnicas de ajuste de menor força, com foco no fato de que a coluna vertebral repousa sobre o sacro. Seu objetivo é conseguir nivelar e remover desvios do sacro, de modo que uma base espinhal mais estabilizada evite a ocorrência de outros desvios espinhais. Antes do início do tratamento, o quiropraxista analisa a coluna do paciente enquanto ele fica em frente a um fio de prumo. Um exame adicional também pode ser feito com o paciente deitado com a face para cima e/ou para baixo sobre a mesa. Em seguida, com o paciente deitado de bruços, o quiropraxista aplica uma pressão muito leve em um ponto de apoio pré-determinado no osso sacral na região lombar. Esse local é mantido pressionado por 10 a 15 minutos enquanto o médico esfrega levemente os músculos das costas com a outra mão, persuadindo-os a liberar a tensão.
Toggle Recoil
Muito semelhante à técnica Thompson, a Toggle Recoil foi desenvolvido por B.J. Palmer, e é uma das técnicas originais na profissão de Quiropraxia. Ela baseia-se na ideia de que tudo no corpo é controlado pelo cérebro por meio de nervos que passam pela coluna vertebral; no entanto, todos esses nervos devem sair do crânio passando pelo atlas e pelo eixo. Se esses dois ossos estiverem desalinhados, todo o sistema nervoso sofrerá interferência e todo o corpo será afetado. O ajuste na técnica Toggle Recoil é bem específico, eficaz e suave, aplicado para corrigir desvios das vértebras C1 (Atlas) e C2 (áxis) na parte superior do pescoço. Esse ajuste é realizado com pressão firme sobre a vértebra deslocada com uso de um instrumento que está fixado na cabeceira da maca. A maioria dos pacientes sente que muito pouco ou nada aconteceu, embora a correção dessa área tenha muitos benefícios de longo prazo. A força de ajuste ocorre com grande velocidade, seguida por uma retirada rápida do ponto de contato da mão de ajuste. Um ajuste Toggle Recoil, quando aplicado corretamente, é muito bem tolerado e extremamente eficaz.
É uma das técnicas originais na profissão de Quiropraxia. Ela baseia-se na ideia de que tudo no corpo é controlado pelo cérebro por meio de nervos que passam pela coluna vertebral; no entanto, todos esses nervos devem sair do crânio passando pelo atlas e pelo eixo. Se esses dois ossos estiverem desalinhados, todo o sistema nervoso sofrerá interferência e todo o corpo será afetado. O ajuste na técnica Toggle Recoil é bem específico, eficaz e suave, aplicado para corrigir desvios das vértebras C1 (Atlas) e C2 (áxis) na parte superior do pescoço. Esse ajuste é realizado com pressão firme sobre a vértebra deslocada com uso de um instrumento que está fixado na cabeceira da maca. A maioria dos pacientes sente que muito pouco ou nada aconteceu, embora a correção dessa área tenha muitos benefícios de longo prazo. A força de ajuste ocorre com grande velocidade, seguida por uma retirada rápida do ponto de contato da mão de ajuste. Um ajuste Toggle Recoil, quando aplicado corretamente, é muito bem tolerado e extremamente eficaz.