LER e a Quiropraxia

Nome do autor
LER, ou Lesão do Esforço repetitivo, foi uma expressão que surgiu na década de 1950 para designar um conjunto de patologias, síndromes e/ou sintomas músculo esqueléticos que afetam particularmente os membros superiores. Aproximadamente 85% dos pacientes são mulheres na faixa etária dos 20 aos 40 anos.

A lesão por esforço repetitivo é normalmente causada pelo uso rápido e repetido de músculos e articulações. A má postura e as atividades que exigem que você trabalhe em uma posição desconfortável também podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da condição. Sensações de dormência, formigamento e queimação, inchaço e dor dolorida estão entre os sintomas mais comuns.

Se não for tratada, a LER pode causar lesões que podem não cicatrizar, até que você interrompa os movimentos repetitivos responsáveis por um período. Múltiplas regiões anatômicas também podem ser afetadas pelo LER, como na síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome cervicobraquial e síndrome da dor crônica. Alguns casos de LER se curam por conta própria com repouso e alongamento. Outros requerem tratamento por um profissional de saúde.


O quiropraxista pode ajudar no tratamento da LER, realizando:
  • Terapia manual: quando uma articulação não se move como deveria, o quiropraxista pode restaurar a mobilidade da articulação.
  • Terapia de tecidos moles: este é o tratamento usado para relaxar e tratar os músculos tensos e doloridos.
  • Exercícios / dicas de ergonomia: seu quiropraxista poderá indicar exercícios simples de fazer em casa para aliviar a dor e prevenir novas lesões, além de dicas de postura e ergonomia.

Afora isso, o tratamento de LER exige mudanças no modo como a pessoa trabalha ou realiza atividades diárias ou dentro de casa, fazer pausas para relaxar os músculos e articulações em excesso e exercícios para aliviar o estresse e fortalecer partes do corpo.

O objetivo do tratamento quiroprático é remover quaisquer disfunções ou restrições articulares que estejam impedindo o funcionamento normal de suas articulações. Muitas pessoas respondem bem a este tratamento natural e eficaz e são capazes de retornar às suas atividades muito mais rápido do que se tentassem ignorar o problema e esperassem que ele passasse.

Seu corpo foi feito para se mover, mas lembre-se de que se você se mover da mesma maneira dia após dia por horas seguidas, isso acabará levando a problemas nas articulações que podem resultar em dor e desconforto. É por isso que é uma boa ideia procurar tratamento quiroprático regular antes de notar um problema, para que os problemas com restrições e disfunções articulares possam ser resolvidos antes de qualquer sintoma ou dor.

Prevenir é sempre melhor do que remediar.
Share by: