Os liberais ou “mixers” usam uma gama muito mais ampla de intervenções e modalidades de tratamento para seus pacientes.
As principais diferenças entre straights e mixers estão na abordagem filosófica e uso de técnicas quiropraxistas. Em uma extremidade do espectro estão os straights e, na outra, os mixers. Muitos quiropraxistas estão no meio desses dois grupos.
Os quiropraxistas straights seguem estritamente os ensinamentos do fundador da medicina quiroprática, D.D. Palmer. Eles acreditam que a subluxação, ou desalinhamento da coluna vertebral, é a única causa de doenças e disfunções corporais.
Por isso, esse grupo acredita que a manipulação espinhal é a única forma de prevenção e tratamento de doenças. Por causa disso, muitos quiropraxistas straights não reconhecem os estados de doença, porque para eles, "doença" não existe; é simplesmente uma manifestação secundária da subluxação.
Na extremidade oposta do espectro estão os mixers.
Os quiropraxistas mixers oferecem uma ampla gama de terapias e usam muitas ferramentas de diagnóstico para auxiliar na avaliação e no cuidado de seus pacientes. Eles são especializados no uso de exames de imagem, como raio-x, para ajudar a diagnosticar, tratar ou reavaliar a condição de um paciente ou a resposta ao tratamento.
Eles podem trabalhar com um fisioterapeuta ou recomendar exercícios como parte do regime terapêutico. Embora ainda acreditem e usem a manipulação da coluna vertebral em suas práticas, eles também acreditam muito em seguir as principais pesquisas médicas ao avaliar e tratar seus pacientes.
Eles também estão muito interessados na saúde e no bem-estar geral e utilizam terapias que evitam o uso de drogas e intervenções cirúrgicas para tratar condições dolorosas e lesões.
Ao incorporar os princípios básicos da quiropraxia em uma prática baseada em evidências que se concentra na força e no condicionamento, exercícios de reabilitação e fisioterapia, os quiropraxistas que tratam de esportistas têm uma ampla e profunda gama de conhecimentos e habilidades que combinam muitos elementos de avaliação, para conseguir proporcionar o melhor cuidado possível.