Como tornar sua prática quiroprática um marco na comunidade

Inácio Shibata • May 17, 2021

Não há dúvida de que envolver-se com qualquer comunidade da qual você faz parte é uma velha e conhecida técnica econômica de marketing. É uma ótima maneira de conhecer pessoalmente futuros pacientes em potencial e comunicar os benefícios de seus serviços.

Seja você um estudante de quiropraxia, ou um quiropraxista já formado que está pensando em abrir sua própria clínica, a pergunta que muitos se fazem é a mesma: o que fazer para impulsionar os negócios e ter sucesso? Para muitos, pode soar como a pergunta que vale um milhão de reais, no entanto, a resposta pode ser mais simples do que parece.

Todo ser humano faz parte de um grupo, de uma comunidade. Seja a turma da academia, o time de futebol, o grupo de orações, o grupo de troca de mensagens do condomínio, todos acabam pertencendo a um grupo social. Se isso é verdade, por que não tomar proveito dessa rede de conexões e tentar impulsionar sua prática quiroprática?

Não há dúvida de que envolver-se com qualquer comunidade da qual você faz parte é uma velha e conhecida técnica econômica de marketing. É uma ótima maneira de conhecer pessoalmente futuros pacientes em potencial e comunicar os benefícios de seus serviços. As seguintes atividades baseadas na comunidade poderão posicionar você e sua marca como um empreendedor local engajado.


Participe de eventos locais

Quando as restrições impostas pelo covid-19 acabarem e o distanciamento social não for mais tão necessário, ofereça-se para dar demonstrações e palestras sobre quiropraxia no posto de saúde local, centro comunitário, igreja, clube ou mesmo no condomínio do prédio. Até mesmo distribuir guloseimas sem açúcar com cartões de visita e apertar algumas mãos após a missa do domingo ou o jogo de futebol do meio da semana pode atrair novos pacientes.
Torne-se uma fonte para publicações locais

Uma das oportunidades mais fáceis de envolvimento com a comunidade é entrar em contato para uma revista de interesse local ou um jornal do bairro e se apresentar ao editor. Disponibilize-se como fonte para entrevistas. A maioria dos editores procura frequentemente proprietários de empresas e prestadores de serviços locais para se destacar, portanto, esta é uma ótima maneira de fazer com que seu nome seja reconhecido.


Participe das reuniões de pais e mestres do seu filho

Ser um pai ou uma mãe participativos e que se envolvem nas atividades da escola dos filhos é realmente uma das maneiras mais fáceis de estar ciente do que está acontecendo em sua comunidade. Isso também permite que outros pais conheçam você e pensem positivamente sobre sua prática, apenas porque você está lá.


Ofereça seus serviços

Que tal oferecer mini sessões gratuitas de quiropraxia para os professores durante o intervalo na primeira semana de volta às aulas, fazer uma demonstração no corpo de bombeiros local, ou conseguir um espaço e abrir sua maca em uma feira de produtos orgânicos? Distribua panfletos e dê descontos na primeira consulta para quem aparecer com esse panfleto em mãos. Incentive sua equipe a se voluntariar em abrigos locais e bancos de alimentos em troca de meio dia de folga do trabalho, faça com que seu trabalho seja conhecido. Como diz o ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado!”.


Organize ações voluntárias

A profissão de quiropraxia oferece a oportunidade de se organizar várias atividades voluntárias. No Brasil, já está se tornando uma tradição o “Ajuste Solidário”, em que quiropraxistas oferecem um dia de trabalho em prol de alguma entidade ou causa social, atendendo pacientes em troca de mantimentos ou doações em espécie.

Há também outras ações que atraem visibilidade, como juntar pessoas para limpar um jardim ou recolher lixo da praia, visitar um lar de idosos ou realizar um café da manhã para crianças em abrigos, ou seja, atividades que não estão diretamente ligadas à quiropraxia, mas que podem ser relacionadas às pessoas que tomam parte nelas.

Ou seja, tornar sua prática quiroprática um pilar da comunidade se resume a garantir que as pessoas saibam quem você é, e que tenham uma imagem positiva do que você faz. Quando você se envolve com sua comunidade, e mostra aos pacientes em potencial um lado positivo seu, de sua equipe e de sua prática, isso fará com que mais deles entrem por sua porta.
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