Como manter a boa postura mesmo no transporte público

Inácio Shibata • June 1, 2021
Mesmo com as regras restritivas de distanciamento social impostas pela pandemia do covid-19, mais de 4 milhões de pessoas por dia utilizam o transporte público – entre metrô, ônibus e trem – para se locomoverem na Grande São Paulo todos os dias.

Nos horários de pico, o que não faltam são relatos de transportes lotados, aumentando ainda mais o estresse diário, que aliado à má postura dentro dos vagões e ônibus, podem aumentar os problemas e dores na coluna de muita gente.

Esse deslocamento diário pode fazer com que qualquer pessoa fique presa na mesma posição por horas por dia. E, para a maioria das pessoas, isso significa ficar curvado, ombros curvados para a frente e o pescoço em má posição.

Muitas vezes, isso pode causar dor na região lombar, no pescoço e, às vezes, até nos quadris. A combinação de má postura combinada com a incapacidade de alongá-la durante o trajeto causa um pouco de desconforto para a maioria das pessoas.
Para evitar que esse desgaste diário se torne ainda pior, veja a seguir algumas dicas de como manter uma boa postura, mesmo utilizando o transporte público:

- Se você costuma ficar em pé durante o trajeto, certifique-se de usar sapatos confortáveis e roupas largas. Fique de pé com os pés afastados na largura dos ombros e segure-se confortavelmente em uma grade, e não se estique demais. Tente relaxar os ombros e conscientize-se em manter uma postura relaxada, mas ereta.

- Se você conseguir se sentar, relaxe ao sentar-se em sua cadeira, certificando-se de que sua parte inferior esteja apoiada no encosto do assento e que suas costas – especialmente a região da escápula - estejam tocando o encosto da cadeira. Evite ficar com o corpo rígido, mova os ombros, contraia e solte as nádegas e mexa os pés em círculos.

- O ideal é usar uma mochila, carregá-la nos ombros e ajustar as alças de forma que a bolsa fique próxima às suas costas ou na frente do corpo. Não carregue objetivos desnecessários e deixe a mochila o mais leve possível.

- Se usar uma bolsa de alça única, escolha uma com uma alça mais longa, para que você possa usá-la perto de você com a alça sobre um ombro e a pasta sob o outro braço, mas mantenha os ombros relaxados.

- Se estiver usando o telefone celular, mantenha-o na altura dos olhos e evite ficar com o pescoço curvado. Coloque uma bolsa ou revista debaixo do braço para manter o aparelho em uma altura confortável.

- Adote o tratamento quiroprático à sua rotina para reduzir a dor e melhorar a saúde. A quiropraxia pode ajudar a reduzir as restrições encontradas na coluna (que podem ser causadas por longos trajetos) e melhorar a dor.

Share by: