Como corredores podem se beneficiar com a Quiropraxia

Inácio Shibata • April 26, 2021

Os quiropraxistas são treinados para olhar para todo o corpo e alinhá-lo para um equilíbrio ideal. Muitos corredores consideram benéfico fazer ajustes periódicos regulares para recuperar o equilíbrio do corpo com o estresse diário e o impacto da corrida.

A corrida de rua é o segundo esporte mais praticado no Brasil. No relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, da Pnad 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com alguma frequência. Alguns números apontam para um universo entre 5 e 11 milhões de adeptos dessas modalidades esportivas.

Como toda atividade física, seus praticantes estão suscetíveis a sofrerem algum tipo de dano à saúde, seja por acidentes, despreparo físico ou por conta de desinformação quanto às formas mais seguras de praticá-lo. No Brasil faltam estudos mais aprofundados sobre o tema, mas os Estados Unidos já levantaram os principais problemas que podem surgir em corredores de rua.

Entre elas, as mais recorrentes são a tendinite do tendão tibial posterior (acomete principalmente pessoas com mais de 40 anos e mulheres), fratura por estresse do calcâneo, tendinopatia (inflamação) dos tendões do pé e tornozelo, fascite plantar (ou fasceíte, ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé), tendinite patelar (síndrome gerada pelo excesso de exercícios e falta de alongamento), joanete, dor no quadril, câimbras musculares e síndrome da tensão tibial medial (STTM), popularmente conhecida como canelite e mais frequente em praticantes iniciantes de corrida.

Muitos desses problemas podem ser tratados com a Quiropraxia, principalmente na prevenção deles. Quiropraxistas começam verificando se as extremidades e a coluna estão se movendo como deveriam. Mais do que isso, eles também verificam a marcha do corredor e avaliam sua postura para garantir o movimento biomecânico adequado durante a corrida.

Má postura ou técnica de corrida incorreta podem aumentar a tensão em todo o corpo. Com o tempo, isso pode causar mais dor e um risco maior de lesões. Também pode impedir o desempenho de um corredor, impedindo-o de competir com a eficácia que deveria. Ao realizar correções em sua postura, o quiropraxista pode reduzir o risco de lesões, aumentar o desempenho e permitir que os atletas se recuperem mais rapidamente após períodos de treinamento intenso ou competições.

Os quiropraxistas são treinados para olhar para todo o corpo e alinhá-lo para um equilíbrio ideal. Muitos corredores consideram benéfico fazer ajustes periódicos regulares para recuperar o equilíbrio do corpo com o estresse diário e o impacto da corrida. O alinhamento do corpo pode aliviar a tensão ou a dor causada pelo desalinhamento antes que se torne mais do que um pequeno impedimento.

O tratamento quiroprático também traz outros benefícios:

Amplitude de movimento aumentada

Articulações soltas e relaxadas permitem maior flexibilidade e movimento, todos beneficiando a marcha e o tempo de um corredor. Um estudo publicado no Journal of Chiropractic Medicine encontrou evidências de que um regime de tratamento quiroprático aumentou a mobilidade dos quadris ao longo do tempo.

A Quiropraxia trabalha em várias partes do corpo

Como corredor, o tratamento quiroprático que você receberá provavelmente se concentrará nas áreas do corpo que são mais afetadas pela corrida. Isso pode incluir os músculos e articulações das pernas e joelhos.
O tratamento quiroprático ajuda a controlar sua dor

Lesões por corrida ou apenas a tensão típica que seu corpo sofre ao correr constantemente pode levar a muita dor, e o tratamento de Quiropraxia pode ajudar a controlar sua dor. Muitas pessoas visitam um quiroprático para ajudar com uma lesão por corrida, mas também para encontrar uma maneira natural de lidar com a dor. Esta é uma ótima maneira de controlar a dor para aqueles que não gostam de depender de muitos medicamentos.

Com os cuidados regulares de um quiropraxista, os corredores podem realmente prevenir lesões e promover um desempenho ideal, mantendo seus corpos bem ajustados, trabalhando em sua capacidade máxima. Um quiropraxista treinado pode encontrar desequilíbrios que podem causar lesões e corrigi-los antes que se tornem um problema. Com seu corpo em equilíbrio perfeito, músculos e articulações trabalham com mais eficiência, aumentando seu desempenho como corredor e aproveitando ao máximo os recursos do seu corpo.

Share by: