Ajustes quiropráticos contribuem para o bom funcionamento do nervo vago

Inácio Shibata • July 13, 2022

O nervo vago fornece a porta de entrada entre o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático do Sistema Nervoso Autônomo. 

O nervo vago é um dos maiores sistemas nervosos e tem esse nome porque vagueia enviando fibras nervosas do cérebro para todos os órgãos do corpo.

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é responsável pelas funções involuntárias do nosso corpo. O SNA controla nossa frequência cardíaca, respiração, digestão, liberação de hormônios etc. O Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) e o Sistema Nervoso Simpático (SNS) fazem parte do SNA. A função geral do SNP é controlar a homeostase e a resposta de repouso e digestão do corpo, como um pedal de freio. A ação geral do SNS é mobilizar a resposta de lutar ou fugir ou congelar do corpo, como o pedal do acelerador.

O nervo vago fornece a porta de entrada entre o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático do Sistema Nervoso Autônomo. É como um painel de controle central que direciona os impulsos que vão e vêm do corpo e sinais de e para o cérebro. Supervisiona uma vasta gama de funções cruciais, comunicando os impulsos nervosos a todos os órgãos do corpo. Não é surpresa, então, que o mau funcionamento desse nervo possa levar a muitas condições e problemas diferentes.

A qualquer momento, seu sistema nervoso está determinando se você está em perigo ou não, e então responde de acordo. O modo de sobrevivência atua por meio do Sistema Nervoso Simpático. Se ele pensa que você está em perigo, sempre favorecerá o modo de sobrevivência mais adequado.

Viver em modo de sobrevivência significa hipertensão, indigestão, crises autoimunes, infecções crônicas de ouvido, insônia, distúrbios cardiovasculares, infertilidade, Síndrome dos ovários policísticos, ansiedade, TDAH, autismo, inflamação, alergias, distúrbios de aprendizagem, problemas de memória e concentração, desequilíbrios emocionais, raiva, problemas com o controle do açúcar, desequilíbrios hormonais. Quando estamos no modo de sobrevivência, é quase impossível avançar em direção ao crescimento e à recuperação.

O principal papel do nervo vago é acalmar nosso organismo por meio do Sistema Nervoso Parassimpático. Se pudermos estimular o nervo Vago, promovemos calma em nosso sistema nervoso e isso permitirá o crescimento, a cura e a felicidade.

A força da resposta do nervo Vago pode ser medida pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que está diretamente relacionada aos sistemas regulatórios interdependentes do corpo e, em última análise, sua eficiência e saúde. O VFC pode ser usado para avaliar o seu sistema nervoso, que controla e coordena o seu coração.

O tratamento quiroprático regular aumenta a atividade do nervo vago. Um estudo em 2006 monitorou a VFC, um indicador da atividade do nervo vago, e descobriu que os pacientes que receberam tratamento quiroprático regular apresentaram melhora da variabilidade da frequência cardíaca.

Fonte: https://www.lifehousechiropractic.ca/the-power-of-chiropractic-adjustments-affects-the-vagus-nerve/

Share by: