A Federação Mundial de Quiropraxia (sigla em inglês - WFC) divulgou em 9/6/21 que aprovou duas novas declarações de posição relacionadas à saúde pública. Aprovado em princípio em fevereiro e ratificado em sua reunião no mês passado, o Conselho da WFC aprovou por unanimidade as declarações, que enfatizam o apoio da organização às práticas científicas e de saúde pública globalmente aceitas e a necessidade de que as alegações feitas por quiropraxistas sejam capazes de comprovação.
Na primeira de suas declarações de posição publicadas recentemente, a WFC expõe seu claro apoio às práticas científicas e de saúde pública globalmente aceitas, especialmente as da OMS. Incluindo referência à promoção da prática baseada em evidências, altos padrões de educação em quiropraxia, bem-estar do paciente, da comunidade e da sociedade e saúde pública, a declaração de posição da WFC se alinha com os Princípios da WFC, principalmente o Princípio nº 11, que apoia explicitamente as iniciativas da OMS relacionadas com dieta e atividade física, envelhecimento saudável, campanhas antitabagismo, prevenção de lesões e prevenção de doenças infecciosas.
Enquanto isso, a posição da WFC em relação às alegações de saúde visa abordar as declarações feitas por quiropraxistas em suas comunicações em relação à eficácia, cura ou prevenção. A publicação de sua declaração de posição sobre afirmações feitas por quiropraxistas ocorre em meio a uma Conferência Global da OMS sobre Comunicação de Ciência durante Emergências de Saúde, que vai de 7 a 25 de junho.
Ambas as declarações de posição estão acessíveis no site da WFC:
• Apoio a práticas de saúde global e cientificamente comprovadas por quiropraxistas: wfc.org/posn_ph
• - Alegações de eficácia, cura ou prevenção feitas por quiropraxistas: wfc.org/posn_claims
Fonte: https://www.wfc.org/website/images/wfc/Latest_News_and_Features/Global_Public_Health_Practices_and_Claims_Substantiation_2021_06_09.pdf