Subluxação vertebral

Daniel Duenhas • May 10, 2021
Nesse texto quero trazer a resposta para uma pergunta que, pasmem, muitos quiropraxistas ainda me fazem:
Mas por que é tão importante estudarmos a subluxação vertebral? 

Na realidade a subluxação vertebral é o MOTIVO pelo qual a quiropraxia existe e é necessária.

A manipulação da coluna para alívio da dor e melhora da amplitude de movimento já existe desde tempos imemoriais em culturas antiguíssimas e sofisticadas, como a grega, egípcia e chinesa. Portanto, não cabe criarmos uma profissão nova e de nome complicado para fazer mais do mesmo.

A diferença da quiropraxia e o que a torna tão única e vital é que: 

• nós NÃO MANIPULAMOS a coluna, nós AJUSTAMOS SUBLUXAÇÕES VERTEBRAIS. 
• nosso objetivo NÃO é a DIMINUIÇÃO DA DOR e o AUMENTO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO (quando isso acontece, deveria ser um “efeito colateral” bem vindo de um ajuste e não um objetivo por si só). 
• nosso único objetivo é o de RESTAURAR A COMUNICAÇÃO NEUROLÓGICA CLARA entre o cérebro e o corpo e entre o corpo e o cérebro para a máxima expressão da VIDA.

Aqui é importante percebermos que quando falamos em VIDA dentro da quiropraxia, devemos ter a visão mais ampla do termo. Para a quiropraxia, VIDA inclui o seu estado físico, mental, emocional e espiritual, ou seja, a sua saúde física e mental, o seu bem-estar geral, os seus relacionamentos, o seu desempenho nos negócios e nos estudos, etc...

Estar com a coluna subluxada não é nada bom, pois significa que o seu corpo está trabalhando abaixo dos 100% e isso irá diminuir a expressão do seu potencial inato.

Quando estou subluxado, sou um pior profissional, sou um pior pai, pior esposo, a minha comunicação neurológica interna está comprometida impedindo que meu cérebro converse com o meu corpo de maneira satisfatória. A subluxação vertebral pode quebrar a harmonia interna do meu organismo podendo levar a alterações fisiológicas. O meu cérebro irá sofrer mudanças que podem me levar a alterações das minhas percepções do mundo e do ambiente que me cerca. Um desequilíbrio interno pode comprometer o meu humor, as minhas relações pessoais e profissionais. Pode também diminuir a minha sensação de bem estar e a minha qualidade de vida. Ou seja, uma subluxação vertebral pode alterar para pior toda a minha VIDA e é por isso que afirmamos que a subluxação interfere na minha saúde física, emocional, mental e espiritual.

Alguns conceitos que devemos ter em mente quando estudamos os modelos de subluxação são:
*“a subluxação vertebral cria uma interferência na transmissão do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro resultando em função neurológica alterada levando a um estado reduzido do SER (uma existência mais pobre).”
*o ajuste de quiropraxia corrige a subluxação e, ao fazer isso, muda a ESTRUTURA e a FUNÇÃO do cérebro.
**e, como diz a quiropraxista e neurocientista Dra. Monique Andrews, “mude o cérebro de uma pessoa e você mudará a sua VIDA!”
**e, como diz Donny Epstein: “quando estamos ajustando colunas, na realidade estamos ajustando DESTINOS”.

Abaixo, irei descrever os 4 modelos de subluxação vertebral discutidos atualmente. Porém, como esse não é um texto técnico sobre ciência, irei abordá-los de forma mais superficial.

Os 4 modelos de subluxação

Modelo da Invasão Intervertebral
Esse é o famoso “Pé na Mangueira”.
Ocorre quando o gânglio da raiz do nervo dorsal entre duas vertebras ficam comprometidas ou invadidas resultando na interrupção do fluxo aferente de informações sensoriais.
O maior problema dessa teoria é que não existe Forame Intervertebral entre C0 e C1. Logo, esse modelo não pode ser aplicado logo na principal subluxação da coluna que é a subluxação de atlas.
O segundo problema é que em estudos mais aprofundados, esse “pé na mangueira” não é observado na grande maioria dos casos. Pode até acontecer, mas em casos raros.

Modelo da Distorção do Ligamento Denticulado
Segundo Grostic, a tensão dos ligamentos denticulados causa distorção na dura máter, causando:
*irritação mecânica nos tratos espinhais
*isquemia na medula espinal
*torção na medula espinal
Na subluxação, esses ligamentos colocam uma força patológica na medula espinal e no tronco cerebral.

Modelo de Desaferenciação
A subluxação causa uma alteração sensorial que leva a um desequilíbrio na sinalização nociceptiva e mecanorreceptiva.
*há um aumento na entrada nociceptiva e um aumento da sensação de dor.
*há uma diminuição da entrada mecanorreceptiva.
E isso é muito significativo porque:
*80% da entrada das informações vem de fora.
*apenas 20% da informação é eferente.
*e o cérebro utiliza justamente essa informação aferente para ajustar as adaptações necessárias do corpo ao meio ambiente.

Modelo da Neuroplasticidade (Haavik and Murphy, 2010)
A subluxação cria um estado alterado das entradas aferentes que são responsáveis por mudanças plásticas desadaptadas no SNC que podem com o tempo levar à dor por disfunção e outros sintomas.
A neuroplasticidade se refere à capacidade do cérebro de se reorganizar formando novas conexões neurais e ajustar suas atividades em resposta ao que está acontecendo.
Isso permite que o nosso cérebro se adapte às constantes mudanças do seu ambiente. 
Essa SIM é uma definição de SAÚDE: nossa capacidade de ADAPTAÇÃO.
O prejuízo da aferência quebra a nossa capacidade de adaptação.
Nesse modelo constatamos que você tem uma rápida mudança genética no cérebro.
Córtex Pré-Frontal
É a parte do cérebro que nos torna humanos.
Está ligada à empatia, percepção, resposta de regulação emocional, sentir, pensar... dentre outras coisas é a área responsável pela CONSCIÊNCIA HUMANA.
O ajuste de quiropraxia capacita os seres humanos a experimentar esta vasta riqueza que chamamos de a VIDA.
Quando estamos ajustando a coluna, estamos ajustando o DESTINO daquela pessoa.
O ajuste de quiropraxia tem um impacto na nossa capacidade de sonhar, pensar, criar, amar e ter esperança.
Levando em consideração o modelo da neuroplasticidade, existe inclusive a possibilidade de que a quiropraxia possa elevar a consciência da humanidade!

Finalizando
Portanto, estudar a subluxação vertebral pode mudar a SUA percepção de COMO e o QUANTO você pode ajudar na construção de uma sociedade mais saudável, feliz e próspera! Estudar a ciência da subluxação e praticar um modelo centrado na subluxação faz com que você entenda e viva a “The Big Idea” de BJ Palmer.

Share by: