Ela afeta cerca de 2,5% da população mundial, principalmente mulheres. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são do sexo feminino. Não há explicações para isso no momento, e não parece haver uma relação com hormônios, pois a doença pode afetar as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Nem idade, pois essa síndrome pode aparecer entre 30 a 50 anos de idade, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos.
O diagnóstico da fibromialgia é clínico – não há exames que a comprovem – e os critérios são apresentar dor por mais de três meses em todo o corpo, presença de pontos dolorosos na musculatura (são precisos 11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos). O sintoma mais importante é a dor difusa pelo corpo, e o paciente apresenta grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.
Acredita-se que a dor da fibromialgia seja causada pelo sistema nervoso central recebendo sinais de dor defeituosos ou imprecisos e o resultado é a dor sentida por todo o corpo A Quiropraxia pode ajudar a realinhar seu corpo e restabelecer a conexão entre o sistema nervoso e os nervos por todo o corpo, redefinindo o sistema nervoso para que o cérebro possa processar a dor com mais precisão. Com o tratamento quiroprático, o paciente tem a oportunidade de reduzir a dor e ter mais movimento em seu corpo.
Estudos já provaram que os tratamentos de Quiropraxia demonstraram ter muito sucesso no tratamento de pacientes com fibromialgia, particularmente no alívio da dor. Os pacientes relatam uma diminuição significativa da dor no pescoço, nas costas e nas pernas após apenas uma visita. Quando a coluna está devidamente alinhada, todo o corpo funciona com mais eficiência e eficácia.
Um dos benefícios mais atraentes dos tratamentos de Quiropraxia é que ela trata os problemas de dor e mobilidade sem o uso de medicamentos. No caso da fibromialgia, como se sabe muito pouco sobre ela, a quiropraxia é um método de tratamento ideal porque funciona, mas não sobrecarrega o corpo com medicamentos. Por proporcionar alívio imediato sem medicação, a quiropraxia é considerada um dos melhores tratamentos para a doença.