Estudo comprova segurança da terapia manipulativa para dores lombares

Inácio Shibata • June 8, 2021
A Fundação para o Progresso da Quiropraxia (sigla em inglês - F4CP), uma organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos, dedicada a educar o público sobre os benefícios do tratamento quiroprático, destacou no final de maio de 2021 um estudo recente publicado na revista científica Spine, que mostra que um tratamento quiroprático frequente é muito mais seguro do que medicamentos à base de opioides para o controle da dor lombar crônica.
 
O estudo, intitulado "Escolha inicial da terapia de manipulação da coluna para o tratamento da dor lombar crônica leva a redução do risco de longo prazo de eventos adversos com medicamentos entre beneficiários mais antigos do Medicare", descobriu que incidentes relacionados com medicamentos prejudiciais ocorreram 42 vezes mais em pacientes que receberam primeiro a prescrição de opioides, quando comparados aos pacientes que receberam pela primeira vez a terapia manipulativa espinhal. 
 
Para a quiropraxista Sherry McAllister, presidente da F4CP, este estudo inovador evidencia que os opioides não são apenas ineficazes para tratar a dor lombar, mas são perigosos para os pacientes, especialmente os idosos. "A pesquisa só vem demonstrar que a terapia manipulativa oferecida pelos quiropraxistas deve ser um tratamento de primeira linha para adultos mais velhos com doenças crônicas e dores lombares", afirma ela.
 
Fonte: https://www.prnewswire.com/news-releases/foundation-for-chiropractic-progress-applauds-spine-study-showing-spinal-manipulative-therapy-far-safer-than-opioids-for-chronic-low-back-pain-301296146.html
Share by: