Epilepsia pode ser tratada com quiropraxia

Inácio Shibata • February 12, 2023
A epilepsia é uma condição neurológica crônica que ocorre quando uma onda de atividade elétrica no cérebro desencadeia convulsões inesperadas e recorrentes.

As convulsões ocorrem devido ao mau funcionamento espontâneo do cérebro. Eles podem ser caracterizados por convulsões corporais, espasmos musculares e várias formas de alteração da consciência. 
 
É difícil para a ciência entender verdadeiramente a causa das convulsões, deixando o tratamento mais focado nos sintomas do que na raiz do problema. Embora tenha havido avanços nos medicamentos anticonvulsivantes, eles não são eficazes em 20 a 30% das pessoas com epilepsia. Isso pode fazer com que uma grande parte da comunidade epiléptica se pergunte quais são suas opções. 
 
Atualmente, existem estudos que mostram que os tratamentos quiropráticos podem ajudar a controlar as convulsões sem o uso de medicamentos. Por exemplo, uma pesquisa publicada em 2017 no Journal of Pediatric, Maternal & Family Health – Chiropractic relatou melhora em uma criança de 4 anos submetida a tratamento quiroprático, demonstrando que a quiropraxia pode desempenhar um papel importante no gerenciamento de distúrbios neurológicos relacionados ao cérebro, como convulsões e epilepsia.
 
Muitos estudos de caso mostraram que os tratamentos regulares de Quiropraxia podem ajudar a diminuir a quantidade de convulsões que o paciente experimenta. Eles também podem ter a capacidade de diminuir a intensidade das convulsões quando ocorrem, bem como reduzir sua duração. Alguns pacientes chegam a afirmar que suas convulsões desaparecem completamente com o auxílio da quiropraxia, mesmo sem estar usando nenhum medicamento.
 
Os tratamentos se concentram no nervo vago, que sai da coluna na base do crânio. O tratamento quiroprático ajusta a área cervical superior da coluna para estimular esse nervo. Estudos descobriram que corrigir as subluxações vertebrais, também conhecidas como disfunções da coluna que interferem na função nervosa adequada, ajudam a equilibrar a função cerebral, o que pode ajudar a controlar a ocorrência de convulsões.  
 
O nervo vago é o mais longo e complexo dos nervos cranianos, conectando o tronco cerebral ao corpo através da coluna vertebral. Vários testes e avaliações neurológicas podem ser realizados para ajudar a identificar problemas específicos. Uma avaliação neurológica completa ajudará a criar um plano de tratamento coeso que trate e corrija todos os problemas identificados.
 
As manipulações da Quiropraxia são capazes de aliviar a pressão do nervo que pode estar causando problemas com a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso. Esses tratamentos afetam todo o corpo, corrigindo todas as doenças afetadas pelas subluxações, incluindo aquelas que podem estar contribuindo para as convulsões. Se a coluna foi fisicamente traumatizada, o dano causado pode ser uma das causas da epilepsia. 
 
É importante para o quiropraxista verificar se o dano está localizado na região superior da coluna, a fim de correlacionar diretamente a coluna danificada com as convulsões. O dano à coluna também pode ser a causa de outras condições neurológicas, como paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem. Corrigir as subluxações pode ajudar a aliviar muitas deficiências.
 
Fontes:
https://georgiachiropracticneurologycenter.com/epilepsy/
 
https://www.thejoint.com/minnesota/roseville/roseville-32003/how-chiropractic-care-may-help-with-epilepsy
 
http://chiropractic.prosepoint.net/148900
 
https://chiropracticpediatrics.sharepoint.com/Pages/2017_1487_Hapner_epilepsy_layout.aspx

Share by: