A dor associada à sacroileíte ocorre mais comumente nas nádegas e na parte inferior das costas. Também pode afetar as pernas, virilha e até os pés. A dor da sacroileíte pode ser agravada por:
- Ficar em pé por um período prolongado
- Carregar mais peso em uma perna do que na outra
- Subir escada
- Correr ou andar dando grandes passos
Existem muitas causas para a sacroileíte e muitas vezes pode ser difícil identificar exatamente o que a causou. As causas podem ser divididas em algumas categorias:
Lesões: incluem lesões traumáticas, como quedas ou traumas crônicos que se acumulam com o tempo.
- Disfunção de movimento: ocorre quando a pelve, o sacro ou a região lombar apresentam movimentos inadequados e as articulações não são móveis.
- Artrite: a artrite na área é causada por estresse recorrente na articulação sacroilíaca e, às vezes, por uma artrite hereditária mais séria.
- ·nfecção: Esta é uma causa séria e geralmente requer uma intervenção significativa. As infecções são agudas ou geralmente aparecem repentinamente.
- Gravidez: À medida que o bebê cresce, a cintura do quadril se alarga, causando um estresse significativo na articulação sacroilíaca.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exame clínico, em que o quiropraxista fará alguns testes ortopédicos e quiropraxistas, e pode pedir ainda um exame de imagem. Uma radiografia da pelve pode revelar sinais de danos à articulação sacroilíaca.
Se houver suspeita de espondilite anquilosante (um dos sinais é a sacroileíte bilateral), pode-se solicitar uma ressonância magnética - um teste que usa ondas de rádio e um campo magnético forte para produzir imagens transversais muito detalhadas de ossos e tecidos moles.
O tratamento quiropraxista pode ser feito por meio de duas abordagens:
- Ajuste tradicional de Quiropraxia, também chamado de manipulação espinhal ou impulso de alta velocidade e baixa amplitude,
- Ajuste suave / menos forte, também chamado de mobilização espinhal; impulso de baixa velocidade e baixa amplitude.
Alguns pacientes com dor lombar ou nádegas resultantes de disfunção da articulação sacroilíaca podem preferir um tratamento quiropraxista mais suave em relação às técnicas tradicionais de manipulação da coluna vertebral
A manipulação espinhal menos vigorosa envolve técnicas mais lentas (baixa velocidade) que permitem que a articulação permaneça dentro de sua amplitude passiva de movimento. Técnicas de quiropraxia suaves incluem: - Tração por gravidade usando blocos de ajuste: "Blocos" acolchoados que variam em forma e tamanho são colocados estrategicamente sob o corpo. Com o paciente deitado de bruços, o médico pode reposicionar suavemente a articulação sacroilíaca e outras áreas, empregando a gravidade do bloqueio em vez de confiar apenas na força.
- Técnicas de tração da perna no eixo longo de ajuste assistido pela respiração: Enquanto o quiropraxista puxa suavemente uma perna em um ângulo específico, o paciente respira fundo para facilitar o ajuste.
- Uma abordagem de "queda" usando uma mesa especial de Quiropraxia: Esta mesa tem seções que podem ser levantadas para serem soltas ao mesmo tempo que o impulso, permitindo que a gravidade auxilie no ajuste.
- Uma ferramenta ou dispositivo de ajuste especializado denominado ativador: o ativador é um instrumento com mola usado durante um ajuste para fornecer um impulso de baixa força direcionado a locais específicos ao longo da coluna.
- A técnica de "distração em flexão": a distração em flexão envolve o uso de uma mesa especializada que distrai ou alonga suavemente a coluna vertebral. O quiropraxista é capaz de isolar a área da dor enquanto flexiona levemente a coluna em um ritmo de bombeamento.
As técnicas quiropráticas suaves normalmente não envolvem torcer o corpo. Existem vários motivos pelos quais um quiropraxista pode recomendar técnicas de quiropraxia suaves em vez de um ajuste de quiropraxia tradicional de alta velocidade e baixa amplitude, como:
- Preferência do paciente: Alguns pacientes simplesmente não se sentem confortáveis com a manipulação tradicional de impulso de alta velocidade e preferem uma abordagem que não envolva torção ou "estalo" das articulações.
- Contraindicações: Alguns pacientes podem não ser capazes de tolerar a manipulação manual da quiropraxia tradicional, como pacientes com certos tipos de instabilidade espinhal ou osteoporose avançada.
Além de uma ou uma combinação de técnicas de manipulação da coluna, o quiropraxista pode recomendar várias combinações de terapia adjuvante para dor nas articulações sacroilíacas.
Fonte:
https://www.spine-health.com/conditions/sacroiliac-joint-dysfunction/gentle-chiropractic-techniques-sacroiliac-joint
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sacroiliitis/diagnosis-treatment/drc-20350751
https://www.accesshealthchiro.com/chiropractic-for-sacroiliitis/