A Quiropraxia é reconhecida no México

Inácio Shibata • May 1, 2021
O governo mexicano reconheceu no final de abril de 2021 a quiropraxia como uma profissão da área da saúde. Com isso, só podem exercer a atividade profissionais graduados em cursos superiores de Quiropraxia reconhecidos pelo Ministério da Educação mexicano. Segundo a WFC (Federação Mundial de Quiropraxia) e a FLAQ (Federação Latino-Americana de Quiropraxia), existem atualmente três universidades com curso superior de quiropraxia no país: a Universidad Estatal del Valle de Ecatepec, Universidad Estatal del Valle de Toluca e Universidad Veracruzana.

Segundo a FLAQ (Federação Latino-Americana de Quiropraxia), na América Latina, somente a Costa Rica e o Panamá reconheceram e regulamentaram a atividade, protegendo os títulos dos profissionais formados em nível superior nestes países. Com esta aprovação do governo, agora o México tem a profissão reconhecida, e fica mais próximo da sua regulamentação. Existem hoje cerca de 1000 quiropraxistas mexicanos em atuação, e mais 1000 alunos matriculados em cursos superiores de Quiropraxia no país.


SISTEMA DE SAÚDE NACIONAL

No dia 17 de abril de 2021, o Congresso da Cidade do México já havia aprovado a proposta da nova Lei de Saúde, que incluiu diversas modalidades de atendimento em saúde no sistema nacional de saúde, entre elas a quiropraxia, fitoterapia, naturopatia, homeopatia e acupuntura. Com este reconhecimento, somente profissionais graduados é que poderão fornecer atendimento quiroprático na rede pública de saúde.
Share by: