Quiropraxistas especializados em atendimento a esportistas começaram a tratar atletas olímpicos nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, quando Leroy Perry começou a trabalhar com a equipe olímpica de Aruba.
A primeira nomeação oficial de um quiroprático para a equipe dos Estados Unidos foi durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1980 em Lake Placid, Nova York, quando Stephen J. Press recomendou George Goodheart para o presidente da Divisão de Medicina Esportiva do Comitê Olímpico dos EUA (USOC).
Posteriormente, um programa foi desenvolvido para rastrear quiropraxistas para o USOC em Colorado Springs, CO e profissionais quiropráticos foram incluídos com os EUA e outras equipes nacionais desde então.
Em 1996, o Dr. Steven Horwitz, D.C. foi selecionado pelo USOC como o terceiro quiropraxista a fazer parte da equipe médica para os Jogos da XXVI Olimpíada em Atlanta.
Em 2000, a Life University (EUA) abriu uma clínica de quiropraxia de 4.500 pés quadrados (cerca de 418 metros quadrados) no Complexo do Comitê Olímpico da Costa Rica para fornecer serviços de quiropraxia para atletas.
A equipe dos EUA enviou quatro quiropraxistas a Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008, onde Mike Reed serviu à equipe dos EUA como quiropraxista de tratamento e também como diretor médico quiroprático da Divisão de Serviços de Desempenho do USOC.
Quiropraxistas foram incluídos na equipe médica dos EUA novamente para os Jogos Olímpicos de Vancouver em 2010, onde Michael Reed atuou como diretor médico externo do USOC e supervisionou o programa médico voluntário do USOC e a USOC Sports Medicine Network.
O tratamento quiroprático foi organizado pela British Chiropractic Association e integrado ao tratamento de atletas para uma policlínica durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver.
A quiropraxia foi oferecida como um dos principais serviços para atletas pela primeira vez nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres em 2012.
O serviço recebeu feedback muito positivo de atletas e treinadores, bem como de outros funcionários da equipe de serviços anfitriões, o que levou as Olimpíadas do Rio em 2016 a seguir um modelo semelhante.
Nos Jogos de Verão de 2012 em Londres, o USOC trouxe oito quiropraxistas, além do diretor médico pago em tempo integral, William Moreau.
Em 2012, uma equipe de quiropraxistas trabalhou no Departamento de Fisioterapia do London Olympics Medical Center como parte de uma equipe multidisciplinar.
Muitos países também enviaram suas próprias equipes de quiropraxistas, com a equipe dos EUA sozinha enviando mais de 100 quiropraxistas para tratar seus atletas.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Sports_chiropractic
https://www.drgeneross.com/single-post/2018/02/12/chiropractic-and-the-olympic-games